Comunicação e Reuniões
Seja produtivo em suas reuniões. Saiba conduzi-las com assertividade.
Transforme isso em cultura da empresa!
As comunicações interpessoais nas organizações caracterizam-se pelo amplo uso de mídias sociais, que se bem utilizadas, transformam-se em importantes instrumentos de comunicação. Todavia, o “face a face”, que além de palavras, traz consigo expressões, tom de voz e entonações, norteando as negociações, as instruções de trabalho, as reuniões presenciais, os feedbacks.
Objetivos do Curso
- Evidenciar a importância da comunicação nas organizações,
- Apresentar os aspectos relevantes da comunicação, o uso de e-mails e mídias sociais,
- Demonstrar a importância do planejamento de reuniões,
- Descrever os aspectos relevantes na condução de reuniões, incluindo registros e acompanhamento posterior,
- Conceituar e aplicar as principais ferramentas para tomada de decisão em grupo.
A quem se destina
Gerentes, analistas e demais profissionais envolvidos na condução de reuniões.
Metodologia
Aulas expositivas, vídeos, exercícios individuais e em grupo, estudos de casos e discussões em classe.
Pré-requisitos
Alguma vivência profissional.
Conteúdo Programático (ordem alfabética)
- As comunicações eletrônicas nas organizações: uso, imagem e distorções.
- As comunicações interpessoais, a comunicação não-verbal e a escuta ativa.
- As quatro etapas de uma reunião: planejamento e preparação, condução, registro histórico e acompanhamento (follow-up).
- Comunicação Não-Violenta (CNV): conceitos e aplicação no contexto empresarial
- Ferramentas para tomada de decisão em grupo: concordância espontânea, uma pessoa decide, compromisso, votação majoritária, multi-voting e consenso construído.
- Padronização de atas.
- Regras da comunicação: emissor, receptor, barreiras, ruídos e filtros culturais.
- Reuniões presenciais, virtuais e mistas.
- Tipos de reunião: troca de informações; coleta de ideias (exemplo: brainstorming), avaliação e solução (exemplo: técnica dos seis chapéus) e tomada de decisão.
Leitura Recomendada: “8 Dicas para você transformar reuniões cansativas em produtivas“, artigo escrito por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®.
Livro Recomendado: Comunicação Não-Violenta de Marshall B. Rosenberg.
Quer saber mais? Escreva para: cursos@impariamo.com.br