2 Rodas

/ Curiosidades / Hauer

Hauer

HAUER, um bairro no formato de triângulo com 44 Km2 de área. O nome Hauer tem origem no migrante alemão José Hauer, que possuía uma imensa fazenda na região, equivalendo hoje aos bairros Hauer, Fanny e Lindóia. Hauer chegou ao Brasil com 22 anos em agosto de 1863. Seu primeiro empreendimento foi uma oficina de selas para montaria. Formou um império econômico em Curitiba no século 19, contribuindo para a formação social e cultural da cidade.

Em 1909, a família Hauer participou da fundação do Coritiba Football Club. Os pontos de maior destaque do bairro Hauer são: Santuário de Santa Rita, o bosque Reinhard Maack e a ESIC – Business & Marketing School.

Praça Alfredo Hauer, panorama com confortáveis casas de madeira; as araucárias; a tradicional venda de redes no verão e calçada típica (larga e verde).

 

Santuário; Capelinha Nossa Senhora de Lourdes; Placa com “quem vier, de onde vier, venha em paz”…. acho que faltou “como vier”….; Cidade natal de Sta. Rita de Cássia (Roccaporena) que no Hauer virou um cantinho de paz e reflexão!

 

ESIC – Business & Marketing School faz parte da paisagem do Hauer.

 

Entrada do Bosque Reinhard Maack – um alemão que chegou ao Brasil em 1923. Curiosidade: ele quem descobriu e mediu o pico mais alto do Paraná (Pico do Paraná na Serra do Mar com 1.922 metros).

 

Araucárias no Bosque Reinhard Maack: paisagem comum na “Trilha da Aventura”.

 

No bosque, tudo feito com troncos de árvores…

 

Há tanta vegetação no bosque, que o sol pede licença para entrar…

 

 

Água Verde   –   Ahú   –   Alto da Glória   –   Batel   –   Bigorrilho   –   Centro   –   Centro Cívico   –   Cristo Rei   –   Hauer   –   Matinhos (quase Curitiba…)   –   Portão   –   Santa Felicidade   –   Santa Quitéria   –   Seminário   – Vila Izabel

 

25/02/2017.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp