Cursos

/ curso / Facilitação de Workshops

Facilitação de Workshops

Use as ferramentas corretas de acordo com a necessidade!

Objetivos do Curso

Capacitar os participantes na condução de workshops e na facilitação de reuniões para a tomada de decisões, englobando: a preparação, a execução, o uso de ferramentas da qualidade e a administração de conflitos.

 

A quem se destina

Profissionais que conduzem reuniões e workshops, tendo que coordenar e integrar as iniciativas para a tomada de decisão.

Metodologia

Aulas expositivas, vídeos, exercícios, discussões em classe, simulações de situações e de uso das ferramentas propostas e feedbacks.

Pré-requisitos

Não há.

Principais itens do Conteúdo Programático (ordem alfabética)

  1. A preparação do workshop: planejamento, materiais e recursos.
  2. Ferramentas da qualidade: brainstorming, diagrama de causa e efeito, multi-volting e dinâmicas de grupo.
  3. Gerenciamento da facilitação e administração de conflitos.
  4. O facilitador: valores do facilitador e estratégias.
  5. O que é uma facilitação: objetivos da facilitação e produtos.
  6. Opções para tomada de decisão
  7. Técnica dos “seis chapéus do pensamento” de Dr. Edward de Bono
  8. Votação

Leitura recomendada: “8 dicas para você transformar reuniões cansativas em produtivas” de Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®


Quer saber mais?  Escreva para cursos@impariamo.com.br


Vídeo – O uso das ferramentas corretas e o estímulo do facilitador da reunião pode potencializar a performance de sua equipe. O uso correto de ferramentas em reuniões pode propiciar um melhor desempenho dos profissionais e aumentar a satisfação pessoal da equipe. Usar ferramentas inovadoras ou mesmo as mais conhecidas pode se transformar em um desafio à equipe e até em momento de descontração. Brainstorming (que muita gente utiliza de forma incorreta), o Digrama de Ishikawa ou espinha de peixe (poderosa ferramenta para identificar causar de problemas existentes ou de potenciais problemas), os métodos de votação (ponderado ou em turnos) e o fantástico método do “6 chapéus pensantes” do Prof. Edward de Bono (Six Thinking Hats), que faz com que as pessoas saiam de suas posições para entender “o outro lado”.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp