2 Rodas

/ Curiosidades / Portão

Portão

PORTÃO.

O nome do bairro Portão em Curitiba decorre da existência de um antigo Posto de Fiscalização de passagem e comercialização de animais.

As ruas do Portão têm calçadas largas e verdes. A Avenida Arthur Bernardes com quadras de esportes, esnoba espaço verde bem utilizado por ciclistas, corredores e  pessoas que gostam de caminhar.

A famosa igreja do Portão surgiu como uma simples capela em 1907. A Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão foi construída entre 1916 e 1928. No bairro há também a Igreja São Jorge. Neste bairro há uma das mais importantes instituições de ensino da zona sul da cidade: Bagozzi (1973).

O Portão Cultural  é de 1988 (anteriormente chamado de Centro Cultural do Portão, onde anteriormente havia o Cine Guarani, Mercado do Sal, hamburguerias e a linda e larga Av. Arthur Bernardes dão um toque específico no cenário do Portão. A primeira escola municipal de ensino fundamental de Curitiba é a Papa João XXIII fundada em 1963.

 

Ruas arborizadas marcam o Portão.

 

Portão Cultural (1988).

 

Paróquia São Jorge.

 

Escola Papa João XXIII, SENAC (atrás do Portão Cultural), FATEC PR, Drive In Burger e Mercado do Sal.

 

Centro Comercial  Arthur Bernardes e as estações tubo do Ligeirinho.

 

Água Verde   –   Ahú   –   Alto da Glória   –   Batel   –   Bigorrilho   –   Centro   –   Centro Cívico   –   Cristo Rei   –   Hauer   –   Matinhos (quase Curitiba…)   –   Portão   –   Santa Felicidade   –   Santa Quitéria   –   Seminário   – Vila Izabel

 

03/02/2018.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp