2 Rodas

/ Curiosidades / Santa Felicidade

Santa Felicidade

SANTA FELICIDADE é um bairro da zona oeste da cidade, fundado pelos nordestinos italianos (Vêneto e Trento) em 1878, sendo um importante ponto turístico da cidade e famoso pela gastronomia ímpar. Santa Felicidade é provavelmente o bairro mais famoso da cidade.

Bairro moderno e dominantemente verde, tem no comércio muitas particularidades, como uma vinícola (Durigan) e muitos restaurantes. Um dos símbolos é Casa dos Gerânios de 1880. Outro ponto histórico é a Casa Culpi (1887), mas fica no bairro anexo (Butiatuvinha), embora muitos pensem que seja Santa Felicidade. Ao lado da igreja de São José e Santa Felicidade  há um memorial com o sobrenome dos pioneiros de Sta. Felicidade. Defronte, uma réplica dela Bocca dela Verità que há em Roma.

A região era a antiga Colônia Santa Felicidade, formada por núcleos coloniais de italianos. Foi Dona Felicidade Borges quem doou parte das terras aos imigrantes italianos, por isso, o bairro leva seu nome.

 

Velho Madalosso, Madalosso, Restaurante Siciliano (centro), Famiglia Fadanelli e Castelinho…

 

Casinhas típicas do bairro, luminárias, Monumento do centenário da migração italiana em Santa Felicidade e  panorama da Av. Manuel Ribas. com a Casa do Arcos (amarela, ao fundo) de 1895.

 

Casa dos Gerânios (1880), cascatinha e Bocca della Verità.

 

Igreja de São José e Santa Felicidade.

 

Vinícola Durigan.

 

Entrada do Parque.

 

Casa Culpi, construída em 1887 por Giovanni Baptista Culpi  (residência da família e comércio de secos e molhados). Fica na Manoel Ribas, 8.450 (bairro anexo: Butiatuvinha).

 

Água Verde   –   Ahú   –   Alto da Glória   –   Batel   –   Bigorrilho   –   Centro   –   Centro Cívico   –   Cristo Rei   –   Hauer   –   Matinhos (quase Curitiba…)   –   Portão   –   Santa Felicidade   –   Santa Quitéria   –   Seminário   – Vila Izabel

 

26/08/2018.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp