Cidade Industrial (CIC)
CIC é a sigla do maior bairro em extensão de Curitiba. Além de ser o maior, é também, o mais populoso.
A criação da CIC ocorreu em 1973 com o objetivo de estimular o desenvolvimento da indústria na cidade. Está dividida em três regiões: A CIC Central, que tem característica área mais residencial, e a CIC Norte e CIC Sul, com direcionamento mais industrial. Além da presença de indústrias de todos os portes e de importância econômica em nível nacional e regional, pode-se destacar: o principal campus da Universidade Positivo com seu famoso teatro, a UTFPR (Campus Ecoville) e o Parque do Trabalhador.
É de conhecimento disseminado na cidade que a Paróquia Santo Antônio de Orleans, o Colégio Arquidiocesano de Curitiba, o Seminário São José e o Seminário Filosófico Bom Pastor pertençam ao bairro Orleans, mas geograficamente estão na CIC. O nome Orleans é homenagem a Louis Philippe Marie Ferdinand Gaston, Príncipe de Orleans (Conde d’Eu), que era um nobre francês, que renunciou à linha de sucessão do trono francês em 1864, quando se casou com a filha do imperador Dom Pedro II, Princesa Isabel, com quem teve três filhos
ORLEANS – A origem do bairro é a “Colônia Orleans” de 1875 com cerca de 30 famílias de imigrantes poloneses, por isso, inicialmente batizado de distrito de Nova Polônia. Em 1878, a colônia foi emancipada e renomeada apenas como “Orleans”, em homenagem a Louis Philippe Marie Ferdinand Gaston, Príncipe de Orleans (Conde d’Eu).
Em 1880, o imperador Dom Pedro II visitou a região e doou uma imagem do padroeiro Santo Antônio e os sinos. A Paróquia Santo Antônio de Orleans tem os sinos originais doados pelo Imperador, mas a imagem do santo é outra.
Vista da Rodovia do Café do Viaduto Orleans: à esquerda, sentido Curitiba (Campina do Siqueira) e à direita, sentido interior.
Entrada da Paróquia Santo Antônio de Orleans e o prédio da administração.
Paróquia Santo Antônio de Orleans.
Praça Irmãs da Sagrada Família, que homenageia São Zygmunt S. Felinski, nascido Wojutym (Polônia) em família nobre e cristã em 1822. Estudou na Universidade de Moscou e em Sorbonne na França, tornando-se professor de Matemática. Em 1857, em Petersburgo, iniciou a fundação da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, visando minimizar o sofrimento das crianças e idosos abandonados. Canonizado em 2009.
Colégio Arquidiocesano de Curitiba e o Seminário São José.
Seminário Maior Filosófico Bom Pastor.
Modernos conjuntos residenciais em Orleans e o comércio intenso na Rua Prof. João Falarz.
Clique o bairro que deseja visitar:
Abranches – Água Verde – Ahú – Alto da Glória – Alto da XV – Bacacheri – Bairro Alto – Batel – Bigorrilho – Boa Vista – Bom Retiro – Boqueirão – Cabral – Cajuru – Campina do Siqueira – Campo Comprido – Capão da Imbuia – Capão Raso – Cascatinha – Centro – Centro Cívico – Cidade Industrial (CIC) – Cristo Rei – Fanny – Fazendinha – Guabirotuba – Guaíra – Hauer – Hugo Lange – Jardim Botânico – Jardim das Américas – Jardim Social – Juvevê – Lindóia – Mercês – Mossunguê – Novo Mundo – Parolin – Pilarzinho – Pinheirinho – Portão – Prado Velho – Rebouças – Santa Felicidade – Santa Quitéria – Santo Inácio – São Braz – São Francisco – São João – São Lourenço – Seminário – Tarumã – Uberaba – Vila Izabel – Vista Alegre – Xaxim
Para comprar o livro por meio da Editora Pólis Civitas: WhatsApp (41) 3015-5559
Para conhecer a matéria da RPC sobre o livro, exibida em 28 de maio de 2022 (com 5 minutos de duração): clique aqui.
Para conhecer a matéria da TV Paraná Turismo sobre o livro (com 3 minutos de duração): clique aqui.