2 Rodas

/ Curiosidades / Centro

Centro

Curitiba é uma cidade relativamente nova com pouco mais de três séculos (é de 1693), porém rica de história. Um dos prédios mais famosos é da UFPR – a primeira universidade do Brasil (1912). Ainda na Praça Santos Andrade, pode-se ver o monumento em homenagem à atriz paranaense Lala Schneider e o Teatro Guaíra.

Nas proximidades da Praça Osório: o Edifício Garcez e o Palácio Avenida – este último famoso pelos espetáculos natalinos. Ambos são de 1929. À época, o Edifício Garcez atemorizava a população, que acreditava que o edifício poderia ruir a qualquer momento.

Na cultura, destaca-se o Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo Pilotto de 1876 e a Biblioteca Pública do Paraná que tem um acervo de 630 mil livros.

O tempo nublado reduziu a beleza dos casarões antigos da cidade, da catedral Metropolitana, da Boca Maldita, da Rua das Flores onde está a tradicional Casa das Canetas!

 

Palácio Avenida de 1929, com imperdíveis espetáculos natalinos que ocorrem desde 1991 (iniciativa do Bamerindus que continuou com HSBC, e atualmente, Bradesco). Um dos maiores cartões postais da cidade.

 

Instituto Paranaense de Educação Erasmo Pilotto (1876) e a Biblioteca Pública do Paraná (1857).

 

Rua XV de Novembro (Rua das Flores) foi o primeiro calçadão do Brasil (1972), com destaque para a Boca Maldita (ponto de encontro de políticos, artistas, jornalistas e intelectuais para debates de temas atuais).

 

Palácio da Liberdade (1870-1890) é um monumento tombado que hoje abriga o Museu de Imagem e Som do Paraná e o Hotel Johnscher na Barão do Rio Branco (de 1917, restaurado em 2002; há muitos anos, era o local perfeito para a Ceia de Natal das famílias curitibanas).

 

Casarões da Praça Generoso Marques.

 

Shopping Curitiba., que anteriormente era a sede do Comando da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro (edifício de 1896; a partir de 1989 serviu como instalações do Museu David Carneiro; em 1996 foi inaugurado o Shopping Curitiba) e casarão típico construído no final do século 19.

 

Praça Santos Andrade com homenagem à Lala Schneider ((natural de Irati), a UFPR (1912) e o Teatro Guaíra de 1954.

 

Edifício Garcez (1929) e a tradicional Casa das Canetas no calcadão das Rua das Flores.

 

Catedral Metropolitana de Curitiba e a Praça Generoso Marques (Palácio Tigre Royal de 1916 que abrigou a Prefeitura de Curitiba até 1969, quando se mudou para o Centro Cívico).

 

Água Verde   –   Ahú   –   Alto da Glória   –   Batel   –   Bigorrilho   –   Centro   –   Centro Cívico   –   Cristo Rei   –   Hauer   –   Matinhos (quase Curitiba…)   –   Portão   –   Santa Felicidade   –   Santa Quitéria   –   Seminário   – Vila Izabel

 

02/09/2018.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp