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Gestão de Conflitos

Administre os conflitos no trabalho!

Cérebro, Acho Que, Pensamentos, Psicologia, Conflito

Os conflitos são inerentes à existência humana, estando presentes trânsito, nos ambientes familiares, religiosos e profissionais. Embora as causas sejam as mais diversas (mudanças, luta por poder, emoções, vaidades, orgulho) pode-se dizer que há conflito quando há divergência de ideias, interesses ou necessidades.

São várias as abordagens para gestão de um conflito, como: retirar, suavizar, ceder, forçar, colaborar.  A escolha da abordagem depende de diversos fatores, como: importância e intensidade do conflito, poder relativo das pessoas envolvidas no conflito, pressão de tempo para solucionar o conflito, importância de manter um bom relacionamento, etc.

 

Objetivos do Curso

  • Evidenciar que os conflitos são inerentes às organizações,
  • Debater as principais causas dos conflitos,
  • Discutir os tipos de conflitos no trabalho,
  • Compreender as reações a um conflito e os três estágios de um conflito,
  • Entender a diferença ente Negociação, Mediação e Arbitragem,
  • Descrever as formas de administrar os conflitos,
  • Conceituar Inteligência Emocional, suas competências e aplicação no dia a dia,
  • Debater o assédio moral como possibilidade de conflitos,
  • Analisar os padrões culturais como potenciais fatores de conflitos e impactantes em nas relações interpessoais e em uma negociação.

A quem se destina

Profissionais em qualquer nível hierárquico, com ênfase em gerentes, supervisores e líderes.

Metodologia

Aulas expositivas, vídeos, dinâmicas e autoavaliação.

Pré-requisitos

Alguma vivência profissional.

Conteúdo Programático (ordem alfabética)

  1. 5 formas de administrar conflitos. Estilo pessoal dominante. Dinâmica.
  2. Assédio Moral. Impactos para pessoa, empresa e sociedade.
  3. Competências da Inteligência Emocional.
  4. Comunicação e feedback. Conflito com subordinados.
  5. Conceito, locais de conflito, conflito no trabalho, causas e mitos.
  6. Conflitos intergeracionais: baby boomers, gerações X, Y, Z e alpha.
  7. Conflitos pessoais e tipos de conflitos no trabalho.
  8. Inteligência Emocional: emoções, sentimentos e estado de ânimo.
  9. Janela de Johari.
  10. Métodos de solução de conflitos: JEAR x CEDAR.
  11. Negociação – 7 elementos.
  12. Negociação, Mediação e Arbitragem.
  13. Padrões Culturais.
  14. Reações. 3 estágios de um conflito.

Leitura Recomendada7 Mitos na Gestão de Conflitos nas Organizações, artigo escrito por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®.


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