Cursos

/ curso / Comunicação e Reuniões

Comunicação e Reuniões

Seja produtivo em suas reuniões. Saiba conduzi-las com assertividade.

Transforme isso em cultura da empresa!

 

As comunicações interpessoais nas organizações caracterizam-se pelo amplo uso de mídias sociais, que se bem utilizadas, transformam-se em importantes instrumentos de comunicação. Todavia, o “face a face”, que além de palavras, traz consigo expressões, tom de voz e entonações, norteando as negociações, as instruções de trabalho, as reuniões presenciais, os feedbacks.

 

Objetivos do Curso

  • Evidenciar a importância da comunicação nas organizações,
  • Apresentar os aspectos relevantes da comunicação, o uso de e-mails e mídias sociais,
  • Demonstrar a importância do planejamento de reuniões,
  • Descrever os aspectos relevantes na condução de reuniões, incluindo registros e acompanhamento posterior,
  • Conceituar e aplicar as principais ferramentas para tomada de decisão em grupo.

A quem se destina

Gerentes, analistas e demais profissionais envolvidos na condução de reuniões.

Metodologia

Aulas expositivas, vídeos, exercícios individuais e em grupo, estudos de casos e discussões em classe.

Pré-requisitos

Alguma vivência profissional.

Conteúdo Programático (ordem alfabética)

  1. As comunicações eletrônicas nas organizações: uso, imagem e distorções.
  2. As comunicações interpessoais, a comunicação não-verbal e a escuta ativa.
  3. As quatro etapas de uma reunião: planejamento e preparação, condução, registro histórico e acompanhamento (follow-up).
  4. Comunicação Não-Violenta (CNV): conceitos e aplicação no contexto empresarial
  5. Ferramentas para tomada de decisão em grupo: concordância espontânea, uma pessoa decide, compromisso, votação majoritária, multi-voting e consenso construído.
  6. Padronização de atas.
  7. Regras da comunicação: emissor, receptor, barreiras, ruídos e filtros culturais.
  8. Reuniões presenciais, virtuais e mistas.
  9. Tipos de reunião: troca de informações; coleta de ideias (exemplo: brainstorming), avaliação e solução (exemplo: técnica dos seis chapéus) e tomada de decisão.

Leitura Recomendada:8 Dicas para você transformar reuniões cansativas em produtivas“, artigo escrito por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®.


Livro Recomendado: Comunicação Não-Violenta de Marshall B. Rosenberg.


Quer saber mais?  Escreva para: cursos@impariamo.com.br

Voltar

Compartilhe no WhatsApp