Escritório de Projetos PMO / Centro de Documentação
O Centro de Documentação de uma empresa pode contemplar o armazenamento (físico e/ou eletrônico) de normas e processos, contratos com clientes, fornecedores e parceiros, certificados, publicações da empresa, biblioteca, e também, a “Documentação de Projetos”.
O Centro de Documentação de Projetos tem duas funções primárias: “guarda/consulta de documentação de projetos encerrados e de projetos em andamento com fases já concluídas” e o “controle de documentos em uso”.
Para, sobretudo, empresas prestadoras de serviço de consultoria, a guarda de documentos (aceites de clientes, autorizações recebidas, contratos com fornecedores, etc.) pode reduzir riscos e exposições futuras, por isso, o armazenamento e gestão são necessários.
Embora possa parecer algo simples, a criação de um Centro de Documentação requer, pelo menos, cinco etapas:
A IMPARIAMO® atua nesta área, prestando serviços de assessoria de implementação e operacionalização do Centro de Documentos de Projetos de sua empresa, tornando-o um elemento vivo, integrado e colaborador à gestão de projetos.
Importante: Neste serviço está contemplado o processo de capacitação (curso na modalidade de workshop) da equipe da empresa para gerir seu Centro de Documentação. Esta abordagem está alinhada com a crença da IMPARIAMO® que consultoria e treinamento são indissociáveis.
Leitura recomendada: “O Escritório de Projetos e o Centro de Documentação“, artigo escrito por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®.
Quer saber mais? Escreva para: consultoria@impariamo.com.br
Vídeo – os indicadores de progresso de um projeto avaliam seu desempenho em tempo de execução. Um conjunto de documentos devidamente armazenados eletronicamente (e/ou fisicamente) reduz exposições judiciais e facilita a transmissão e conhecimento para outros projetos similares. Funções estas estruturadas por de um sólido Escritório de Projetos (PMO).