7 leis da aprendizagem
Autores: Richard L. Godfrey, Hyrum W. Smith e Gerreld L. Pulsipher
Elsevier/Campus (Rio de Janeiro), 2011
ISBN: 978-85-352-38631-1
Total de páginas: 185
O livro lançado pela Editora Elsevier “As 7 leis da aprendizagem” de autoria de Godfrey, Smith e Pulsipher, aborda os quatro tipos distintos de aprendizado: visual, auditivo, leitura/escrita e o cinestésico.
Os autores destacam que cada um de nós tem uma forma preferencial de aprender. Os visuais aprendem pela visão, ou seja, têm maior familiaridade com imagens, fotos, diagramas e gráficos. Já, os auditivos aprendem pela audição, tendo como principais ferramentas de apoio, as explanações verbais, as discussões, as gravações em áudio e vídeo, os brainstormings e os debates que os sucedem. As pessoas que aprendem pela leitura/escrita gostam dos textos, documentos, registros, anotações, e em geral, não gostam de muita conversa, necessitando de tempo para ler. Finalmente, os cinestésicos são aqueles que aprendem pela vivência física, pela experimentação, pela ação. É evidente que cada um de nós tem um pouco de cada estilo, mas, há um estilo preferencial/dominante.
Os autores apresentam um exemplo para ilustrar a atitude de pessoas com estilos diferentes em um processo de montagem de uma churrasqueira americana. A pessoa visual utilizará o Guia de Instruções existente para verificar os esquemas e diagramas. Os auditivos, provavelmente, lerão as instruções em voz alta ou pedirão para alguém ler a fim de montar a churrasqueira. As pessoas que aprendem pela leitura/escrita, terão lido o guia no dia anterior à montagem. As cinestésicas pegarão as peças e tentarão montar a churrasqueira, ignorando completamente o guia de instruções.
Trecho extraído do artigo “Comunicação Visual em Projetos” de Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®.