/ livro / Seja um Professor nota 10 no Ensino Superior: 50 chaves para abrir esse caminho

Seja um Professor nota 10 no Ensino Superior: 50 chaves para abrir esse caminho

Autor: Armando Terribili Filho
Editora Pólis Civitas (Curitiba), 2020
ISBN: 978-85-53142-01-9
Total de páginas: 142

Prefácio: Paulo Maia de Oliveira Jr. (arquivo em anexo: clique aqui)

Livro pragmático, diferente do que está disponível no mercado editorial, tendo por base o compartilhamento de experiências e vivências do autor no contexto educacional daquilo que reconhecidamente dá certo, que funciona e que traz resultados efetivos.

Despertar o interesse e a motivação dos alunos pela pesquisa são grandes desafios de um professor no ensino superior. Na atualidade, há inúmeros métodos, técnicas e ferramentas de auxílio ao professor, mas seu papel de integrador, facilitador e orientador se torna cada vez mais importante nesse novo cenário.

Há 50 chaves que foram estruturadas por tema e estão dispostas em sete capítulos, mas essas chaves podem ser lidas (ou consultadas) em qualquer ordem, de modo aleatório:

  1. Sala de Aula (18 chaves)
  2. Conteúdo (6 chaves)
  3. Avaliação (10 chaves)
  4. A 1ª. aula da disciplina (6 chaves)
  5. Biblioteca (3 chaves)
  6. Instituição (4 chaves)
  7. Mercado (3 chaves)

No oitavo capítulo e último capítulo são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com 75 alunos-professores e a importância em sermos felizes no nosso trabalho.

Em cada uma das chaves, o autor traz um problema e algumas alternativas de solução. Em toda chave há uma caricatura ilustrativa para deixar a leitura mais agradável e mais didática. Um exemplo é a CHAVE 32 – Apresentar correção de provas às cegas (clique aqui), um método simples e eficaz, pouquíssimo utilizado pelos docentes.

O índice Remissivo ao final auxilia o leitor na recuperação de tema ou assunto que lhe chamou a atenção. A capa é um exemplo de design contendo depoimento de seis renomados professores de São Paulo, João Pessoa, Brasília, Curitiba, Recife e Blumenau. O uso de QR Code neste livro mostra um aspecto inovador, pois é ainda pouco utilizado em livros nacionais.

O compromisso do autor com a Educação é evidenciado quando se depara com esse texto na página onde consta a Ficha Catalográfica do livro: “O autor cedeu integralmente os direitos autorais deste livro à Pólis Civitas Editora Ltda., que em contrapartida distribui paulatina e gratuitamente exemplares às bibliotecas das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná e às bibliotecas de órgãos públicos do Estado do Paraná”.

Curiosidade: o lançamento deste livro ocorreu de forma inédita no dia 17/abril/2020. Em função da pandemia, o lançamento foi virtual, com quase uma centena de participantes de todo o Brasil, França, Canadá e Itália.

Para adquirir o livro na Amazon:

 

3 vídeos do livro:

 

 

 

Voltar

Compartilhe no WhatsApp