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Ensino superior noturno

Autores: Armando Terribili Filho e Hélia Sonia Raphael
Fundepe (Maríllia), 2009
ISBN: 978-85-98176-23-9
Total de páginas: 132

Prefácio: Profa. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi.

Livro que discute os problemas do dia a dia do estudante-trabalhador brasileiro. Estudante que conta com inúmeras dificuldades: trânsito urbano, transporte público, CLT omissa e violência social.

A pesquisa foi realizada com 340 estudantes da capital paulista e de cidades do interior do Estado de São Paulo. Identificou-se que o ensino noturno torna-se um importante instrumento de inclusão social. Todavia, há que se discutir dois fatores: (1) qualidade do ensino e (2) o entorno educacional. Quanto à qualidade do ensino: o projeto pedagógico dos cursos noturnos e a formação de professores. Quanto ao entorno educacional (extramuros): transporte público ruim, trânsito caótico nas grandes cidades e violência social.

Para ter acesso à tese que alicerçou este livro, acesse o arquivo contido na Base de Dados de Dissertações e Teses da UNESP, clique aqui.

A tese “Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante” participou do Prêmio CAPES de Tese. A indicação (ano 2008) foi feita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, representando a instituição na área de Educação.

 

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