Gestão de Conflitos
Administre os conflitos no trabalho!
Os conflitos são inerentes à existência humana, estando presentes trânsito, nos ambientes familiares, religiosos e profissionais. Embora as causas sejam as mais diversas (mudanças, luta por poder, emoções, vaidades, orgulho) pode-se dizer que há conflito quando há divergência de ideias, interesses ou necessidades.
São várias as abordagens para gestão de um conflito, como: retirar, suavizar, ceder, forçar, colaborar. A escolha da abordagem depende de diversos fatores, como: importância e intensidade do conflito, poder relativo das pessoas envolvidas no conflito, pressão de tempo para solucionar o conflito, importância de manter um bom relacionamento, etc.
Objetivos do Curso
- Evidenciar que os conflitos são inerentes às organizações,
- Debater as principais causas dos conflitos,
- Discutir os tipos de conflitos no trabalho,
- Compreender as reações a um conflito e os três estágios de um conflito,
- Entender a diferença ente Negociação, Mediação e Arbitragem,
- Descrever as formas de administrar os conflitos,
- Conceituar Inteligência Emocional, suas competências e aplicação no dia a dia,
- Debater o assédio moral como possibilidade de conflitos,
- Analisar os padrões culturais como potenciais fatores de conflitos e impactantes em nas relações interpessoais e em uma negociação.
A quem se destina
Profissionais em qualquer nível hierárquico, com ênfase em gerentes, supervisores e líderes.
Metodologia
Aulas expositivas, vídeos, dinâmicas e autoavaliação.
Pré-requisitos
Alguma vivência profissional.
Conteúdo Programático (ordem alfabética)
- 5 formas de administrar conflitos. Estilo pessoal dominante. Dinâmica.
- Assédio Moral. Impactos para pessoa, empresa e sociedade.
- Competências da Inteligência Emocional.
- Comunicação e feedback. Conflito com subordinados.
- Conceito, locais de conflito, conflito no trabalho, causas e mitos.
- Conflitos intergeracionais: baby boomers, gerações X, Y, Z e alpha.
- Conflitos pessoais e tipos de conflitos no trabalho.
- Inteligência Emocional: emoções, sentimentos e estado de ânimo.
- Janela de Johari.
- Métodos de solução de conflitos: JEAR x CEDAR.
- Negociação – 7 elementos.
- Negociação, Mediação e Arbitragem.
- Padrões Culturais.
- Reações. 3 estágios de um conflito.
Leitura Recomendada: 7 Mitos na Gestão de Conflitos nas Organizações, artigo escrito por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®.
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