Facilitação de Workshops
Use as ferramentas corretas de acordo com a necessidade!
Objetivos do Curso
Capacitar os participantes na condução de workshops e na facilitação de reuniões para a tomada de decisões, englobando: a preparação, a execução, o uso de ferramentas da qualidade e a administração de conflitos.
A quem se destina
Profissionais que conduzem reuniões e workshops, tendo que coordenar e integrar as iniciativas para a tomada de decisão.
Metodologia
Aulas expositivas, vídeos, exercícios, discussões em classe, simulações de situações e de uso das ferramentas propostas e feedbacks.
Pré-requisitos
Não há.
Principais itens do Conteúdo Programático (ordem alfabética)
- A preparação do workshop: planejamento, materiais e recursos.
- Ferramentas da qualidade: brainstorming, diagrama de causa e efeito, multi-volting e dinâmicas de grupo.
- Gerenciamento da facilitação e administração de conflitos.
- O facilitador: valores do facilitador e estratégias.
- O que é uma facilitação: objetivos da facilitação e produtos.
- Opções para tomada de decisão
- Técnica dos “seis chapéus do pensamento” de Dr. Edward de Bono
- Votação
Leitura recomendada: “8 dicas para você transformar reuniões cansativas em produtivas” de Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®
Quer saber mais? Escreva para cursos@impariamo.com.br
Vídeo – O uso das ferramentas corretas e o estímulo do facilitador da reunião pode potencializar a performance de sua equipe. O uso correto de ferramentas em reuniões pode propiciar um melhor desempenho dos profissionais e aumentar a satisfação pessoal da equipe. Usar ferramentas inovadoras ou mesmo as mais conhecidas pode se transformar em um desafio à equipe e até em momento de descontração. Brainstorming (que muita gente utiliza de forma incorreta), o Digrama de Ishikawa ou espinha de peixe (poderosa ferramenta para identificar causar de problemas existentes ou de potenciais problemas), os métodos de votação (ponderado ou em turnos) e o fantástico método do “6 chapéus pensantes” do Prof. Edward de Bono (Six Thinking Hats), que faz com que as pessoas saiam de suas posições para entender “o outro lado”.