Gestão Visual na Gestão de Projetos em uma Empresa Japonesa
Autores: Armando Terribili Filho da IMPARIAMO® e Eduardo Augusto de Barros.
Artigo científico publicado na Refas da FATEC Sul – edição de outubro/2020.
As empresas japonesas que se instalaram no país, sobretudo nas décadas de 1950 e 1960 trouxeram consigo marcantes características de aplicação de métodos de trabalho e utilização de ferramentas específicas, destacando-se também aspectos culturais (disciplina, postura de negociação, formas de conversão de conhecimento, persistência) que influenciaram positivamente seu crescimento no país.
Este artigo aborda o caso de uma empresa japonesa situada na Grande Curitiba que teve um projeto de expansão de sua unidade fabril, tendo como ponto de partida a implantação da gestão visual, que é marcante na cultura nipônica, que no decorrer do tempo, contou com a criação de um PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos), possibilitando a padronização dos processos de gestão, a melhoria na
comunicação e a rápida resolução de problemas, porém, tendo sempre a gestão visual como fator de comunicação e controle de todos os seus projetos.
Notas:
- Um resumo do artigo foi publicado na Revista Alumni da ESIC (Espanha) n. 59 – edição de Junho/2021 p. 50-51 (ISSN 18875327). Caso o link da Revista Alumni não funcione, para acessar o arquivo PDF, clique aqui!
- Para acessar o artigo completo na Refas, clique aqui! Caso o link da Revista Refas não funcione, para acessar o arquivo PDF, clique aqui!