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Social Media Analytics Strategy

Autor: Alex Gonçalves
Apress, Las Vegas, 2017
ISBN-13 (pbk): 978-1-4842-3101-2
ISBN-13 (electronic): 978-1-4842-3102-9
Total de páginas: 306

O livro que tem por título “Social Media Analytics Strategy” (Estratégia de Análise de Mídias Sociais), tem no seu subtítulo o principal objetivo do livro “Using Data to Optmize Business Performance” (Utilizando dados para otimizar o desempenho nos negócios).

Livro denso com conteúdo consistente, bem diagramado, amplamente ilustrado com gráficos e tabelas. Está didaticamente dividido em sete partes com um total de 19 capítulos. Ao final de cada parte do livro, há um capítulo dedicado a um especialista da área abordada que esclarece por meio de Perguntas e Respostas (Q&A) aspectos relevantes do tema. Ao final do livro é apresentado um útil índice remissivo, pois trata-se de um livro para realização de consultas em conformidade com a necessidade do leitor.
Nas três primeiras partes do livro, o autor Alex Gonçalves apresenta conceitos, formas de coleta de dados, tipos de correlação, tipos de análise, ferramentas dedicadas e ferramentas híbridas. Os especialistas Luis Madureira (da área de inteligência competitiva), Alexander e Frederik Peiniger (marketing digital) e Tam Su (inovação) são os que respondem às questões nas três primeiras partes do livro.

Nas partes IV e V do livro, o autor aborda os processos de análise de dados com a preocupação de entender a audiência das mídias sociais, por curtos e longos períodos. Definir métricas e criar dashboards e reports. Há uma verdadeira “aula” de modelos de relatórios: highlights, full KPIs, Goal oriented, 360 Overview e Storytelling. Os especialistas na 4ª e 5ª parte do livro são: Armando Terribili (Gerenciamento de Projetos) e Milan Veverka (Tecnologia e Processos).

Na sexta parte do livro, são apresentadas as estratégias e táticas, evidenciando a importância de um bom planejamento na definição de objetivos, na coleta de dados, na definição de ferramentas e tecnologias de apoio, na preparação da equipe e no planejamento da contingência. O especialista consultado nesta parte foi Michael Wu (Tecnologia e Cientista de Dados). Na sétima e última parte do livro, o autor apresenta a evolução da análise (descritiva, preditiva e prescritiva) e as tendências da área.

Embora em língua inglesa, o livro é fácil de ser lido por brasileiros, pois há muitos termos usuais da área de Business, além de ter muitos esquemas e outros recursos visuais que facilitam a compreensão.

Livro recomendado para organizações que creem no poder que mídias sociais têm sobre marcas, produtos e serviços. Indispensável para profissionais responsáveis pela análise mercadológica de sua empresa, para diretores em todos os níveis e para estudantes de graduação e pós-graduação que querem (e precisam) conhecer mais sobre esse tema, que é tão atual.

Estrutura do Livro (partes):

I – Dados

II – Análise de Mídias Sociais e Tipos de Ferramentas de Análise

III – Diferenças entre as redes sociais

IV – O processo de análise

V – Métricas, Dashboards e Reports

VI – Estratégia e Táticas

VII – O futuro


Notas:

  1. É permitida a reprodução dessa breve resenha, desde que citado o autor e a fonte (Impariamo® Cursos e Consultoria).
  2. Resenha de autoria de Armando Terribili Filho.
  3. Para ler a sinopse elaborada pela Editora:  clique aqui.
  4. Na Amazon à venda versão impressa e digital. Na Livraria Cultura, a digital.

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