/ livro / Oportunidades Disfarçadas 2

Oportunidades Disfarçadas 2

Autor: Carlos Domingos
Sextante (Rio de Janeiro), 2019
ISBN: 978-85-431-0826-1
Total de páginas: 224

Carlos Domingos é um pesquisador e um “contador de histórias”. Tem uma capacidade ímpar em trazer o conhecimento de uma forma didática, colaborativa e lúdica. Apresenta histórias de sucesso de pessoas e empresas que conseguiram “identificar” oportunidades e transformá-las em realidade exitosa. Leitura divertida, prazerosa e de muito aprendizado para empreendedores, estudantes e profissionais de qualquer área de atuação.

Neste livro, com 13 capítulos principais, o autor nos apresenta as Oportunidades Disfarçadas em: insatisfação de clientes, erros, crises, fracassos, concorrência acirrada, ameaça ambiental, fatalidades, acaso, tragédias pessoais, ao seu redor, emboscadas, guerras e limitações. Os casos são apresentados com nome e sobrenome, excitando nossa curiosidade e estimulando nossa criatividade.

Um exemplo de “oportunidade disfarçada” em fatalidades. Em 1937, o Hidenburg – maior dirigível do mundo, explodiu em New Jersey (EUA) matando 35 pessoas e ferindo outras dezenas. Esse acidente pôs fim aos zepelins e deu início à era dos aviões. No Brasil, Ernesto Igel (austríaco naturalizado brasileiro) adquiriu gás propeno por valor irrisório (combustível inflamável utilizado para acionar os motores dos zepelins) e resolveu comprimi-los em botijões. À época, as cozinhas brasileiras utilizavam lenha, carvão ou querosene. E foi assim, que nasceu a Ultragaz – ainda hoje líder no mercado de gás de cozinha no nosso país (p. 102).

Outro caso de destaque mencionado pelo autor é sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-39), quando os soldados levavam nas bolsas pequenos pedaços de chocolate revestidos de uma crosta de açúcar duro para evitar que derretessem. Isso inspirou o empresário americano Forrest Mars a lançar nos EUA um produto semelhante (chocolates revestidos) com cores chamativas: assim nasceu o chocolate M&M (p. 160).

Carlos Domingos nos brinda com dezenas de casos fantásticos nacionais e do exterior, como Galinha Pintadinha, Uber e tantos outros. Felizmente, nesse volume 2, o autor apresenta ao final, o Índice Remissivo, que facilita o acesso às situações que foram mais marcantes na leitura realizada.

Boa leitura!


Nota: para acessar a resenha do primeiro volume de Oportunidades Disfarçadas (2009) de Carlos Domingos: clique aqui


Notas:

  1. É permitida a reprodução dessa breve resenha, desde que citado o autor e a fonte (Impariamo® Cursos e Consultoria).
  2. Resenha de autoria de Armando Terribili Filho.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp