Gerenciamento de Projetos em 7 passos – 2a ed

Autor: Armando Terribili Filho
Alta Books (Rio de Janeiro), 2a edição, 2025, ISBN 978-85-5082614-1
Total de páginas: 176
Na Amazon disponível também na versão Kindle: clique aqui.
Prefácio: Profa Dra. Carol Shinoda
Livro que aborda o passo a passo no estudo de viabilidade, planejamento e execução/monitoramento de um projeto. O passo a passo é detalhado com conceitos, modelos propostos e exemplos assertivos ligados a diversos segmentos no mercado. A abordagem do livro ilustra a diferença quando da gestão de projetos internos e projetos vendidos a clientes.
No livro são apresentadas possibilidades de estudo de viabilidade financeira (VPL, TIR e ROI) relativas à autorização de um projeto, que antecedem a etapa de planejamento. Para o planejamento são apresentados diversos modelos e exemplos preenchidos de artefatos para utilização, como: Canvas, EAP, Lista de Requisitos, Organograma do Projeto, Matriz de Reponsabilidade, Plano de Comunicação e Plano de Gestão de Riscos. Na execução/controle do projeto, são mostrados modelos e exemplos de padronização de atas, Relatório de Progresso de Projeto e processo de avaliação, aprovação de mudanças de escopo para metodologia preditiva e registro de lições aprendidas. As particularidades de projetos internos e projetos vendidos são consideradas em todos os passos.
Abertura: na abertura do livro são apresentados de forma detalhada e exemplificada 10 conceitos básicos, visando equalizar os conceitos e permitir que profissionais e estudantes com diferentes níveis de conhecimento possam utilizar o livro de forma ampla e descomplicada.
Glossário, língua inglesa e pontos relevantes: Todos os termos técnicos que necessitem de esclarecimentos são apresentados no próprio transcorrer dos temas, através de explicações no texto ou de notas de rodapé. Algumas palavras usualmente conhecidas em língua inglesa, assim foram mantidas, porém também traduzidas, sempre privilegiando a língua portuguesa. Os exemplos de projetos apresentados são diversificados, visando abranger segmentos distintos. Nos itens mais importantes relacionados a cada passo, há conjuntos de “10 pontos relevantes”, apresentando-os de forma sintética e objetiva. Estes itens têm destaque gráfico para facilitar a visualização.
SUMÁRIO
Sobre o autor
Agradecimentos
Prefácio
Como usar este livro
Introdução
10 Conceitos Fundamentais
- Conceito 1 – Projeto
- Conceito 2 – Gerenciamento de Projetos
- Conceito 3 – Projetos internos e projetos externos (vendidos a clientes)
- Conceito 4 – Origem dos Projetos nas Organizações
- Conceito 5 – Portfólio e programas
- Conceito 6 – Escritório de Projetos (PMO)
- Conceito 7 – Patrocinador e partes interessadas
- Conceito 8 – Estrutura de um Projeto (organograma)
- Conceito 9 – Metodologias
- Conceito 10 – Principais institutos e publicações
7 Passos – Introdução
Passo 1 – Definição Preliminar do Projeto
- 1.1 Termo de Abertura: o documento inicial de um potencial projeto
- 1.2 Canvas: a evolução do Termo de Abertura
- 1.3 Seleção de Projetos: viabilidade financeira
- 1.4 Processos de Priorização de Projetos
- 10 pontos relevantes
Passo 2 – Planejamento do Escopo
- 2.1 Definição do escopo
- 2.2 Escopo do Produto
- 2.3 Escopo do Projeto
- 2.4 Síntese
- 10 pontos relevantes
Passo 3 – Planejamento do Cronograma, dos Recursos e Custos
Passo 4 – Planejamento da Comunicação e Avaliação dos Riscos/Oportunidades
Passo 5 – Lançamento do Projeto
- 5.1 Organograma, Matriz de Responsabilidades e Cronograma preenchidos
- 5.2 Aspectos da comunicação no projeto
- 10 pontos relevantes
Passo 6 – Execução e Controle do Projeto
Passo 7 – Encerramento de Projeto
- 7.1 Conclusão do Projeto
- 7.2 Reunião de Encerramento do Projeto
- 7.3 Avaliação dos Profissionais
- 7.4 Fornecedores: avaliação e encerramento de contratos
- 10 pontos relevantes
Apêndice – Processo para determinação do Caminho Crítico
Referências
Para saber mais sobre cada passo, leia o artigo: Passo a passo para planejar e executar projetos
A IMPARIAMO® oferece este curso sobre este livro na modalidade “Café com Autor”