Inteligência Emocional
Inteligência Emocional aplicada à gestão: o impacto positivo em nossos pensamentos, comportamentos e relações sociais.
Objetivos do Curso
- Possibilitar reflexões que possibilitem conviver melhor com nossas emoções e as dos outros para construir um caminho mais harmonioso e pleno de sentido,
- Desenvolver a capacidade de reconhecer, aceitar e canalizar nossas emoções para dirigir nossos comportamentos para objetivos desejados, combinando pensamento e sentimento para tomar decisões ótimas.
A quem se destina
A todos os profissionais que querem se conhecer no campo das emoções e como se tornar mais produtivos.
Metodologia
Aulas expositivas, vídeos, exercícios individuais, dinâmicas em equipes, games e discussões em classe.
Pré-requisitos
Não há.
Principais itens do Conteúdo Programático (ordem alfabética)
- Analfabetismo emocional e o Piloto Automático
- As 6 emoções primárias de Ekman
- Competição por atenção e poder
- Conceitos: inteligência, emoção, sentimentos e inteligência emocional
- Emoções adaptativas, desadaptivas e secundárias
- Empatia, Gestão de Conflitos, Adaptabilidade e Otimismo
- Escuta Ativa, feedback e crítica construtiva/destrutiva
- Estilos de liderança
- Os 4 domínios e as 12 competências da Inteligência Emocional
- Regaste histórico da inteligência
Principais referências bibliográficas:
- GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; McKEE, Annie. O poder da Inteligência Emocional: com liderar com sensibilidade e eficiência. Objetiva: Rio de Janeiro, 2018.
- KOTSOU, Ilios. Caderno de Exercícios de Inteligência Emocional. 4. ed. Vozes: Petrópolis, reimpressão, 2021.
- VÁZQUEZ, Santiago. La felicidad em el trabajo y en la vida: la positividad como inspiración laboral y personal. 2. ed. Madrid: LID Editorial, 2016.
- CAÑIZARES GIL, Olga; LEANIZ SEMEPRE, Carmen Garcia. (Coord.). Hazte experto en Inteligencia Emocional. 2. ed. Bilbao, Espanha: Desclée de Brouer, 2015.
- D’AMICO, Antonella. Intelligenza Emotiva: pillole metaemotive per vivere meglio. Edizioni San Paolo: Milano, Itália, 2018.
- CARLOTTO, Gaetano. Soft Skills: con-vincere con le competenze trasversali e raggiungere i propri obiettivi. Franco Angeli: Milano, Itália, 2015.
Quer saber mais? Escreva para cursos@impariamo.com.br
Entrevista para Soraia Fessel da Revista Estratégias & Soluções do Pecege (março/2024) com duração de 37 minutos, abordando os Estilos de Liderança com base nas competências da Inteligência Emocional.