Capão da Imbuia
CAPÃO DA IMBUIA – O bairro fazia parte do Cajurú até seu desmembramento em 1975 por meio de medida administrativa. Até o início do século passado, o bairro era basicamente para a criação de bovinos e equinos. Os moradores chamavam a região de Capão da Imbuia por ter uma quantidade significativa de imbuias. A palavra capão tem origem tupi e significa “mato redondo”.
Imbuia é uma árvore típica do sul do país com altura entre 15 e 20 m, com tronco de 50 a 150 cm de diâmetro; a madeira é uma das mais procuradas para confecção de móveis de luxo.
O principal ponto de destaque é o Bosque do Capão da Imbuia (a maior e principal área verde da região com 39 mil m²), onde está a trilha de 400 metros chamada “Caminho das Araucárias” e o Museu de História Natural, que é referência nacional na área de pesquisa ambiental com forte trabalho na área de Educação Ambiental. Um lindo mural contorna o bosque.
O DETRAN-PR e igrejas complementam a paisagem. Pode-se mencionar: a Paróquia de São Benedito, a Segunda Igreja Batista de Curitiba e a Capela Nossa Senhora da Capela Milagrosa.
A entrada do Bosque do Capão da Imbuia e do Museu de História Natural.
Muro lateral que circunda o bosque, todo grafitado com os biomas paranaenses e suas faunas silvestres, do artista Claudinei Silvestre Pereira, o Ferge Graffitti
O mural, a Academia ao Ar Livre e a vista do saudoso Pinheirão, que fica no bairro Tarumã.
Paróquia São Benedito. Duas vertentes sobre a origem do santo (1524-1589: (1) nascido na Sicília na Itália, descendente de família escravizada na Etiópia e (2) escravo capturado no norte da África. Suas denominações são: São Benedito, o Negro; São Benedito, o Mouro; São Benedito, o Africano e Benedito de Palermo.
Segunda Igreja Batista de Curitiba.
Diversidade religiosa no Capão da Imbuia.
Cores e jardins no Capão da Imbuia.
Farol do Saber Pablo Neruda, homenagem ao poeta chileno (1904-1973).
DETRAN-PR e o mural de 2008 apresentando seus 70 anos de história: criado em 1938 como Departamento do Serviço de Trânsito (DST), passando a DETRAN em 1968
Linha férrea como delimitador entre Capão da Imbuia e Cajuru.
Para reflexão em um muro do Capão da Imbuia.
Clique o bairro que deseja visitar:
Abranches – Água Verde – Ahú – Alto da Glória – Alto da XV – Bacacheri – Bairro Alto – Batel – Bigorrilho – Boa Vista – Bom Retiro – Boqueirão – Cabral – Cajuru – Campina do Siqueira – Campo Comprido – Capão da Imbuia – Capão Raso – Cascatinha – Centro – Centro Cívico – Cidade Industrial (CIC) – Cristo Rei – Fanny – Fazendinha – Guabirotuba – Guaíra – Hauer – Hugo Lange – Jardim Botânico – Jardim das Américas – Jardim Social – Juvevê – Lindóia – Mercês – Mossunguê – Novo Mundo – Parolin – Pilarzinho – Pinheirinho – Portão – Prado Velho – Rebouças – Santa Felicidade – Santa Quitéria – Santo Inácio – São Braz – São Francisco – São João – São Lourenço – Seminário – Tarumã – Uberaba – Vila Izabel – Vista Alegre – Xaxim
Para comprar o livro por meio da Editora Pólis Civitas: (clique aqui)
Para conhecer a matéria da RPC sobre o livro, exibida em 28 de maio de 2022 (com 5 minutos de duração): clique aqui.