2 Rodas

/ Curiosidades / Boqueirão

Boqueirão

Boqueirão

BOQUEIRÃO – significa “grande boca”, mas o nome do bairro tem origem na Fazenda Boqueirão de 1856. Na história do bairro, há significativa contribuição dos menonitas (imigrantes russos, vindos de Santa Catarina) com diversas ações empreendedoras no bairro como: criação de cooperativa, escolas, igrejas e cemitério.

Bairro residencial, com forte comércio na Avenida Marechal Floriano (12 km, desde o Centro até o Alto Boqueirão). Destaque econômico no bairro para a área têxtil.

Pontos de destaque: o Santuário Nossa Senhora do Carmo (igreja com vitrais e capela), a Avenida Marechal Floriano, o terminal do Carmo, a Rua da Cidadania, o Quartel do Exército (5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado) e a floricultura Chácara Flor da Suissa. No Alto Boqueirão: a antiga Vila Olímpica do Paraná (nos muros se pode notar a fusão dos clubes até se chegar a Colorado e Pinheiros, origem do Paraná Clube), e a Escola Municipal CEI Profa. Maria Augusta Jouve.

Avenida Marechal Floriano

Avenida Marechal Floriano.

Santuário Nossa Senhora do Carmo (parte externa).

Santuário Nossa Senhora do Carmo (parte externa).

 

Santuário Nossa Senhora do Carmo (parte interna).

Santuário Nossa Senhora do Carmo (parte interna).

 

Vista do Santuário Nossa Senhora do Carmo e do terminal de ônibus.

Vista do Santuário Nossa Senhora do Carmo e do terminal de ônibus.

 

Rua da Cidadania do Boqueirão.

Rua da Cidadania do Boqueirão.

 

Quartel do Exército (à esquerda, canhã0).

Quartel do Exército (à esquerda, canhão).

 

Escola Municipal CEI Profa. Maria Augusta Jouve (Alto Boqueirão)

Escola Municipal CEI Profa. Maria Augusta Jouve (Alto Boqueirão), homenagem à bisavó de meu amigo Luiz Eduardo Carvalho.

 

Vila Olímpica do Paraná Clube (nascido em 1989 da fusão do Colorado e Pinheiros). Da esquerda para a direita: Palestra Itália (de 1921), Britânia (de 1914), Ferroviário (de 1930) se fundem em 1971 criando o Colorado. Do lado direito: Água Verde (de 1914), se funde com Savóia em 1920 criando o Savóia-Água Verde (em 1920), Esporte Clube Brasil (mudança de nome do Savóia-Água Verde em 1942, em função da II Guerra Mundial), Água Verde (1944, nova mudança de nome em função de lei que proibia clubes com nome de países) e Pinheiros (1971, mais uma mudança de nome por plebiscito). Curiosidade: os antigos guichês para a venda de ingressos no Estádio que era do Pinheiros.

Vila Olímpica do Paraná Clube (nascido em 1989 da fusão do Colorado e Pinheiros). Da esquerda para a direita: Palestra Itália (de 1921), Britânia (de 1914), Ferroviário (de 1930) se fundem em 1971 criando o Colorado. Do lado direito: Água Verde (de 1914), se funde com Savóia em 1920 criando o Savóia-Água Verde (em 1920), Esporte Clube Brasil (mudança de nome do Savóia-Água Verde em 1942, em função da II Guerra Mundial), Água Verde (1944, nova mudança de nome em função de lei que proibia clubes com nome de países) e Pinheiros (1971, mais uma mudança de nome por plebiscito).

Curiosidade: os antigos guichês para a venda de ingressos no Estádio que era do Pinheiros.

 

Vista da Linha Verde e sob o viaduto, homenagem à Joaquim Barbosa com a frase "No país do futebol, o meu ídolo não joga bola".

Vista da Linha Verde e sob o viaduto, homenagem à Joaquim Barbosa com a frase “No país do futebol, o meu ídolo não joga bola”.

 

A caminho do Boqueirão: Terminal do Hauer.

A caminho do Boqueirão: Terminal do Hauer.

Mapa do bairro Boqueirão em Curitiba

 

Clique o bairro que deseja visitar:

Abranches  –   Água Verde   –   Ahú   –   Alto da Glória   –   Alto da XV   –  Bacacheri   –   Bairro Alto   –   Batel   –   Bigorrilho   –   Boa Vista   –   Bom Retiro  –   Boqueirão   –   Cabral   –   Cajuru   –   Campina do Siqueira   –   Campo Comprido   –   Capão da Imbuia   –   Capão Raso   –   Cascatinha   –   Centro   –   Centro Cívico   –   Cidade Industrial (CIC)   –   Cristo Rei   –   Fanny   –   Fazendinha   –   Guabirotuba   –   Guaíra   –   Hauer   –   Hugo Lange   –   Jardim Botânico   –   Jardim das Américas   –   Jardim Social   –   Juvevê   –   Lindóia   –   Mercês   –   Mossunguê   –   Novo Mundo   –   Parolin   –   Pilarzinho  –   Pinheirinho  –   Portão   –   Prado Velho   –   Rebouças   –   Santa Felicidade   –   Santa Quitéria   –   Santo Inácio   –    São Braz   –   São Francisco   –   São João   –   São Lourenço   –   Seminário   –  Tarumã   –   Uberaba   –   Vila Izabel   –   Vista Alegre   –   Xaxim

Para comprar o livro por meio da Editora Pólis Civitas: (clique aqui)

Para conhecer a matéria da RPC sobre o livro, exibida em 28 de maio de 2022 (com 5 minutos de duração): clique aqui.

 

 

Voltar

Compartilhe no WhatsApp