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Sua marca pessoal nas redes sociais e sua carreira

Autor: Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®.

 

Gostemos ou não, queiramos ou não, cada um de nós tem uma “marca” (brand) associada à sua pessoa. As opiniões são formadas sobre nós, do mesmo modo que de um produto ou serviço. A diferença é que nós temos uma participação na formação desta “marca”: por aquilo que falamos, que escrevemos, pelas fotos que publicamos, pelo compartilhamento de vídeos, de links, pela expressão de nossas opiniões e sentimentos, pelas nossas atitudes. E neste contexto, as redes sociais exercem um papel fundamental; afinal você não é usuário do Facebook? Não tem uma conta no LinkedIn? Instagram? Tweeter?

A professora Sofia Scatena da Universidade Católica de Milão, que ministra a disciplina “Psicologia do marketing e das novas mídias sociais” explora este tema com propriedade, apresentando os riscos, e sobretudo, a amplitude de oportunidades que temos neste cenário do século XXI, quando os 4,4 bilhões de usuários da web passam a ter acesso imediato às nossas postagens, se qualificadas como públicas. (Livro: “My personal branding”, Milano: Logo Fausto Lupetti Editore, 2014).

Para criação e gestão de um plano de carreira, de acordo com o Prof. Heitor Bergamini, as cinco ferramentas que devem ser utilizadas são: estabelecer a visão, missão e valores; efetuar sua análise SWOT; criar um Plano de Metas; desenvolver e ampliar seu network e efetuar a gestão financeira. (Livro: “Gestão de Carreiras: as 5 ferramentas essenciais”, São Paulo: Editora Évora, 2015).

O conceito de “marca” de um produto ou serviço está associado a uma identidade positiva (física e mental) que promete um conjunto de valores relevantes a seus clientes, por isso, a “marca” tem personalidade, mostra um posicionamento definido e objetiva obter a lealdade e a fidelidade de clientes. A “marca” é também um símbolo. Assim, a sua “marca” está diretamente associada a seus valores e pode ser um facilitador na ampliação de seu network, e consequentemente, no desenvolvimento de sua carreira profissional.

A professora italiana menciona em seu livro que “marca” transcende produtos e serviços, através daquilo que representa de modo intrínseco; por exemplo, a qualidade. Ela cita que a “marca” Madonna transmite valores distintos dos dotes de cantora da artista norte-americana. Para comprovar a afirmação, ela esclarece que, quando pergunta a seus alunos sobre “o que vem à mente” quando mostra uma foto de Madonna, ouve como respostas: vontade, determinação, transformismo.

No mundo da revolução digital, dos blogs, dos tweets, das redes sociais, dos tablets e, dos smartphones, você precisa estar atento à sua “marca”, construindo-a de modo sólido, consistente e autêntico, mostrando aquilo que você é e aquilo que você tem de diferente, de especial, de ímpar. O CV de um profissional, não é mais um resumo de duas ou três páginas impressas, mas aquilo que se encontra publicado nas redes sociais. Prova disto é que o LinkedIn oferece diversos serviços adicionais, para: profissionais à procura de colocação profissional, profissionais de RH que estão à procura de talentos, profissionais que querem destacar sua “marca” profissional, dentre outros.

Sofia Scatena recomenda cinco macro-steps no processo de construção de sua “marca”: (1) coletar ideias – o que somos e a quem nos dirigimos; (2) desenvolver um plano, uma estratégia; (3) trabalhar a nossa identidade; (4) escolher o meio correto; e, (5) medir e realimentar o processo. Uma de suas recomendações é inscrever-se no serviço do Google Alerts (clique aqui), que permite saber tudo aquilo que circula na web dos temas que lhe interessam, inclusive seu nome. Esta útil ferramenta permite que você receba por e-mail, com a periodicidade que definiu, as informações sobre a monitoração solicitada.

Sofia Scatena afirma que muitas oportunidades podem surgir por meio do LinkedIn, além de ser um meio para participar de grupos de discussão e se manter atualizado. Citou que poucas horas após aderir a um grupo londrino de publicações, foi contatada pela casa editorial proprietária interessada em publicar seu livro no mercado anglo-saxão. E diz, ninguém recusará uma conexão se houver um convite convincente.

Particularmente, confesso que quando li, duvidei desta afirmação. Fiz a prova e convidei-a para fazer parte de minha rede no LinkedIn. Para minha surpresa, o convite foi aceito praticamente de imediato.

Assim, as redes sociais existem para que possamos nos relacionar, rapidamente e com facilidade divulgar coisas interessantes, aprender, construir novas amizades, obter trabalho, apresentar oportunidades profissionais, enfim, compartilhar informações, emoções e imagens.

O brasileiro Gil Giardelli escreveu o livro, cujo título é por si uma conclusão de tese de doutorado: “Você é o que você compartilha” (São Paulo: Editora Gente, 2012), e nesse contexto, acredite, sua “marca” navega pela rede, seja no âmbito profissional ou pessoal… Usufrua disto de forma positiva e consciente.


Notas:

  1. É permitida a reprodução desse artigo, desde que citado o autor e a fonte (Impariamo® Cursos e Consultoria).
  2. Artigo originalmente publicado no site Meta Analise.

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