Artigos

/ Artigos / Gestão de Pessoas / Equipes virtuais: um estudo de caso na América Latina

Equipes virtuais: um estudo de caso na América Latina

Autores: Armando Terribili Filho da IMPARIAMO® e Ana Clara Bortoleto Nery.

 

Artigo científico publicado na Argentina na IberoAmerican Journal of Project Management, de periodicidade semestral, – v. 5, n. 1 (2014). Trata-se de um estudo de caso de um projeto internacional em uma empresa multinacional norte-americana com utilização de equipes virtuais sediadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México.

Resumo

Estudo de caso que apresenta um projeto internacional de implantação de novos processos de negócios com suporte de sistemas de informação em empresa multinacional norte-americana com utilização de equipes virtuais sediadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México. A metodologia utilizada o desenvolvimento deste artigo constituiu-se de levantamento bibliográfico e coleta, agrupamento e análise de dados. Este projeto teve três fatores-chave na sua execução: primeiro, foi a seleção, disponibilização e uso das tecnologias adequadas; o segundo fator, a comunicação, com Plano de Comunicação desenvolvido em parceria com a Área de Marketing da empresa; e o terceiro fator, a gestão de pessoas, atribuindo prioridade aos aspectos culturais, como: idioma, feriados, horário de trabalho e rotinas locais. O costumeiro atraso dos participantes para as reuniões de progresso do projeto foi um dos maiores obstáculos superados no curso do projeto.

Palavras-chave: equipe virtual; equipes virtuais; projeto multipaíses; gerenciamento de projetos.

 

Virtual teams: a case study of implementation of a system in Latin America

Abstract

Presentation the case study of an international project to implement new business processes supported by information systems in American multinational corporation using virtual teams in Sao Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Bogota and Mexico City. The methodology applied to develop this article was consisted of literature review and data collection, grouping and data analysis. This project had three key factors in its implementation: first, the selection, provision and use of appropriate technologies; second, communication with Communication Plan developed in partnership with the Marketing Area; and the third factor, people management, giving priority to cultural aspects, such as language, holidays, hours of work and local routines. The usual delay of participants for the meetings progress of the project was one of the biggest obstacles overcome in the course of the project.

Keywords: virtual team; virtual teams; multi-country project; project management.


Para acessar o artigo na IberoAmerican Journal of Project Management da Argentina, clique aqui!

Caso o link não funcione, para acessar o arquivo PDF, clique aqui!

Voltar

Compartilhe no WhatsApp