Artigos

/ Artigos / Educação / El profesor como investigador: ¡acción ya!

El profesor como investigador: ¡acción ya!

Autor: Armando Terribili Filho da IMPARIAMO®.

 

Artigo publicado na Colômbia na Revista Q – Tecnología, Comunicación y Educación da Universidade Bolivariana de Medellín, Colômbia – edição julho-dezembro/2009.

Resumo

Este texto apresenta a importância da pesquisa no dia a dia do professor, mostrando que pesquisa e docência são indissociáveis: seja pesquisa stricto sensu (em nível de mestrado ou doutorado) ou de sua prática pedagógica, aquela que o professor deve e pode realizar no seu cotidiano. Este artigo apresenta os resultados de dois trabalhos desenvolvidos em sala de aula. O primeiro com 117 alunos de pós-graduação das cidades de São Paulo e São José dos Campos, a fim de validar se a retenção de conhecimentos está associada com o uso dos sentidos, ou seja, se a comentada relação de retenção 20%, 30% e 50% é verdadeira: 20% para ouvir, 30% para ouvir e ver e 50% para ouvir, ver e fazer.

A segunda pesquisa foi efetuada com 75 alunos de pós-graduação de uma única instituição de ensino em São Paulo, que são ou serão professores do ensino superior. Esta pesquisa mostrou quais foram os professores mais marcantes para eles, quem eram estes professores, quais os atributos que tinham e, se possível, que mensagem mandariam hoje para esses professores.


Para acessar o artigo completo na Revista Q – Tecnología, Comunicación y Educación da Universidade Bolivariana de Medellín, Colômbia (arquivo PDF), clique aqui!

Voltar

Compartilhe no WhatsApp