Artigos

/ Artigos / O Gerente de Projetos / Relações entre a certificação PMP e uma sala de aula

Relações entre a certificação PMP e uma sala de aula

Autores: Armando Terribili Filho da IMPARIAMO® e Hélia Sonia Raphael.

 

Artigo científico publicado na Revista Actualidades Investigativas en Educación da Universidad de Costa Rica. Edicão de jan/abr 2006, v. 59, p.305-311.

Resumen

El objetivo de este ensayo es identificar los puntos que hay en común entre la gerencia profesional de proyectos y la actividad docente en el salón de clase. El análisis se hace con base en las diez disciplinas del PMI (Project Management Institute): gestión de límites, gestión del tiempo; gestión de la calidad; gestión de los recursos humanos; gestión de adquisiciones; gestión de los costos; gestión de la comunicación; gestión de los riesgos; gestión de la integración y ética profesional.

¿Como un profesor (con base en su conocimiento, acciones, decisiones, comportamientos y aptitudes) es capaz de manejar estos diversos aspectos en el salón de clase simultáneamente? Por otro lado, la ejecución de un aula es compleja, exigiendo del profesor: conceptos de proyecto, conocimiento técnico, metodológico, didáctico-pedagógico, psicológico y sociológico, y principalmente, vocación.

Palabras clave: manejo de proyectos; PMI; gestión de salón de clase.

 

Abstract

The objective of this insight is to identify common sense between the professional project management and teaching activities inside the classroom. The analysis is based on ten disciplines of PMI (Project Management Institute): scope management, time management; quality management; human resources management; procurement management; cost management; communication management; risk management; integration management and professional responsibility. How a teacher (based on his/her knowledge, actions, decisions, behaviour and attitudes) is able of manage all those aspects inside the classroom simultaneously? On the other hand, the execution of a classroom is complex process, because a teacher must have: project concepts, technical, methodological, didactic, pedagogic, psychological and sociologic knowledge, and mainly, vocation.

Keywords: project management; PMI; classroom management.

 

Resumo

O objetivo deste ensaio é identificar pontos em comum entre o gerenciamento profissional de projetos e a atividade docente em sala de aula. A análise se baseia nas dez disciplinas do PMI (Project Management Institute): gestão de escopo, gestão do tempo; gestão da qualidade; gestão de recursos humanos; gestão de aquisições; gestão de custos; gestão da comunicação; gestão de riscos; gestão da integração e ética. Como um professor (com base em seu conhecimento, ações, decisões, comportamentos e atitudes) é capaz de gerenciar esses diversos aspectos em sala de aula simultaneamente? Por outro lado, a execução de uma aula é complexa, exigindo do professor: conceitos de projeto, conhecimento técnico, metodológico, didático-pedagógico, psicológico e sociológico, e principalmente, vocação.

Palavras-chave: gerência de projetos; PMI; gestão de sala de aula.

 

Para acessar o artigo na Revista Actualidades Investigativas en Educación da Universidad de Costa Rica, clique aqui!

Caso o link não funcione, para acessar o arquivo PDF,  clique aqui!


Vídeo que aborda a valorização da Certificação PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute), os requisitos para realização do exame e suas principais características (tempo, questões, conteúdo, etc.)

Voltar

Compartilhe no WhatsApp