/ livro / Essencialismo

Essencialismo

Autor: Greg McKeown
Sextante (Rio de Janeiro), 2015
ISBN: 978-85-431-0214-6
Total de páginas: 272

Categorizar este livro como “gestão de carreira” pode ser considerado como algo parcial, pois na realidade trata-se de uma obra que aborda a “gestão de vida”. O norte-americano Greg McKeown com um linguajar simples mostra que a vida é um conjunto de escolhas, de seleção de oportunidades. Pode parecer “lugar comum”, porém ilustra com casos e situações o que é uma pessoa “essencialista”, aquela que sabe atribuir prioridade às suas escolhas.

A primeira vez que o ouvi falar no livro “Essencialismo” foi no 12º. Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos realizado em Curitiba em junho de 2017 em uma palestra de Ricardo Vargas. O subtítulo do livro traz uma mensagem explícita do essencialismo: “a disciplinada busca por menos”.

McKeown afirma que o “essencialista” escolhe poucas coisas, porém somente as importantes, por isso, tem que abrir mão de outras coisas. Embora possa parecer binário, o autor faz uma segmentação entre “essencialista” e “não essencialista” ilustrando com quadros e imagens as duas categorizações. Essa segmentação é na realidade uma provocação do autor, pois força o leitor a ver-se como um “não essencialista”, exigindo dele uma reflexão crítica de seu modo de viver.

Um dos capítulos mais marcantes é quando discursa sobre o poder de um “não” elegante, afirmando que um “não” deve ser firme, porém educado. O “sim” deve ser dado aquilo que é realmente importante, por isso, deve-se separar a decisão (sim/não) do relacionamento pessoal e pressões sociais. O mais curioso é que ele diz que não há necessidade de utilizar a palavra “não” para dar uma resposta negativa e apresenta algumas alternativas criativas.

Segundo o autor, a clareza de propósito (foco) direciona a energia para aquilo que se quer fazer, e não para aquilo que se pensa que tem que ser feito. Essas são as principais diferenças entre o “essencialista” e o “não-essencialista”: escolher, fazer com elevada qualidade e com prazer. Isso trará resultados efetivos e realização pessoal.


Notas:

  1. É permitida a reprodução dessa breve resenha, desde que citado o autor e a fonte (Impariamo® Cursos e Consultoria).
  2. Resenha de autoria de Armando Terribili Filho.
  3. Para ler a sinopse elaborada pela Editora: clique aqui.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp