Empreendedorismo Interno
Um novo produto ou serviço requer mais que uma boa ideia: planejar e agir são os ingredientes que materializarão essa ideia. Muita gente acredita que empreendedorismo é somente para as pessoas que querem ter sua própria organização.
Felizmente, muitas empresas já perceberam que há o “empreendedorismo interno”, estimulando a criação de novos produtos/serviços. Com isso, as boas ideias saem do papel de forma organizada e planejada, por meio de um Business Case que culmina com a elaboração de um Plano de Negócios.
Livro recomendado sobre o tema: clique aqui.
Os oito passos são:
- Definição clara do produto/serviço a partir da ideia
- Avaliação da legislação
- Patrocínio político e financeiro
- Identificação do público alvo
- Análise do Mercado (análise SWOT e das 5 Forças de Porter)
- Estudo de viabilidade econômico-financeira
- Planos: de Marketing, Financeiro, cronograma de implantação do novo produto/serviço
- Riscos: identificação, mitigação e gestão