Principais Relógios de Curitiba
A palavra RELÓGIO tem sua origem no latim “horologium” que significa “conhecimento da hora”. Os mais famosos relógios no mundo são o Big Ben (Palácio de Westminster, Londres) e o relógio na Piazza San Marco em Veneza.
No Brasil, há o da Central do Brasil (Rio de Janeiro), Relógio das Flores (Petrópolis, Blumenau, Aparecida do Norte e Curitiba) e o Relógio Digital do Conjunto Nacional em São Paulo.
Em Curitiba, os relógios estão presentes não somente em igrejas, mas outros locais como: hospital, shopping center, museu, restaurante e edifício. Onde você pode “acertar os ponteiros”?
Relógio da Praça Osório, do Museu Ferroviário e do Shopping Estação.
Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (com dois relógios), Restaurante Quitanda na Praça Osório, Rua 24 Horas na Visconde de Nácar e relógio da Catedral destacado.
Relógios da Estação Rodoferroviária, da Santa casa (inaugurada pelo então Imperado Dom Pedro II em 1880) e da Paróquia Bom Jesus dos Perdões na Praça Rui Barbosa.
Prédio do Relógio na Carlos de carvalho, Relógio das Flores na Praça Garibaldi e Relógio da Igreja da Terceira Ordem de São Francisco das Chagas de 1737 (Largo da Ordem).
Paróquia de Santa Quitéria, Paróquia Senhor Bom Jesus (Portão), Paço da Liberdade na Praça Generoso Marques e Igreja São Francisco de Paula na Desembargador Motta.