2 Rodas

/ Curiosidades / Matinhos

Matinhos

MATINHOS  (quase Curitiba…)

Na realidade é uma cidade do litoral paranaense, mas pela proximidade (111 km) e pela cultura pode ser considerada “curitibana da gema”… Tem 30 mil habitantes.

A origem do nome Matinhos vem da abundância de vegetação rasteira. A Igreja Matriz de São Pedro é moderna e imponente, mas a igrejinha (São Pedro Apóstolo) de 1944 com a gruta de Nossa Senhora de Lourdes é bem acolhedora. Desnecessário dizer que São Pedro é o padroeiro da cidade…

O Mercado dos Peixes é uma de suas atrações. São 15 balneários, sendo que o maior é Caiobá, que inclui Praia Mansa e Praia Brava.

 

Mercado Municipal de Pescados, ou como é chamado “Mercado dos Peixes” (construção de 1996), embora desde 1966, os peixes eram comercializados pelos pescadores em barraquinhas instaladas neste local…

 

Proximidades do Mercado dos Peixes.

 

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes na Paróquia de São Pedro Apóstolo. Essa igreja foi concluída em 29 de junho de 1944 (dia de São Pedro). Foi a primeira igreja de Matinhos, tendo sido restaurada em 1990.

 

Calçada estilizada de Matinhos e a Paróquia de São Pedro.

 

Vista aérea da praia de Caiobá.

 

Água Verde   –   Ahú   –   Alto da Glória   –   Batel   –   Bigorrilho   –   Centro   –   Centro Cívico   –   Cristo Rei   –   Hauer   –   Matinhos (quase Curitiba…)   –   Portão   –   Santa Felicidade   –   Santa Quitéria   –   Seminário   – Vila Izabel

 

26/03/2017.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp