Indicadores de Gerenciamento de Projetos – 2a ed

Autor: Armando Terribili Filho
Alta Books (Rio de Janeiro), 2a. edição, 2025
ISBN: 978-85-508-2619-6
Total de páginas: 147
Na Amazon disponível também na versão Kindle: clique aqui
Prefácio: Profa. MSc. Anna Elisa Mussi
Livro que aborda os indicadores de Gerenciamento de Projeto, sejam de mercado (exemplo, IDC e IDP, ICP, respectivamente de custos, prazos e de criticidade de projeto), os propostos pelo autor ou os indicadores criados pelo interessado. O conjunto de indicadores de um projeto pode gerar um cockpit de performance do projeto.
No livro, além do Canvas detalhado para criação de indicadores, há 9 indicadores para uso imediato e uma ampla explicação com exemplos de Análise de Valor Agregado e Prazo Agregado.
Para saber mais do livro e do tema indicadores, consulte o site Indicadores de Projetos (artigos, vídeos e materiais): clique aqui!
A IMPARIAMO® oferece este curso sobre este livro na modalidade “Café com Autor”
SUMÁRIO
Sobre o autor
Agradecimentos
Prefácio
Como usar este livro
Introdução
1.Indicadores
1.1 Conceito
1.2 Tipos de Indicadores de Projeto
1.3 Conjunto de indicadores: Painel de Controle
2. Criação e Implantação de Indicadores
2.1 Avaliação de projetos: monitoramento, revisão e avaliação
2.2 Monitoramento temporal de um mesmo indicador
2.3 Criação de indicadores
2.4 Questionário como fonte de informações
2.5 Canvas
2.6 Indicador de Satisfação da Equipe do Projeto (ISEP)
2.7 Implantação de Indicadores
3. Indicadores propostos para uso imediato
3.1 Indicador de Engajamento dos Stakeholders do Projeto (IESP)
3.2 Indicador de Variação de Exposição a Riscos do Projeto (IVERP)
3.3 Indicador de Alteração de Escopo (IAE)
3.4 Indicador de Quantificação de Aceite das Entregas (IQAE)
3.5 Indicador de Gestão das Aquisições e Contratos (IGAC)
3.6 Indicador de Planejamento e Efetividade da Comunicação (IPEC)
3.7 Indicador de Gestão de Riscos (IGR)
3.8 Indicador de Satisfação do Patrocinador (ISP)
4. Indicadores de Mercado – Custos
4.1 Gerenciamento de Custos e Receitas
4.2 Projetos Vendidos
4.3 Cálculo da rentabilidade de um projeto: margem e markup
4.4 Gestão de Custos em Projetos (pelo Plano de Trabalho)
4.5 Gestão de Custos em Projetos (pela Análise de Valor Agregado: IDC, VC,
ENT e IDPT)
5. Indicadores de Mercado – Prazos
5.1 Gerenciamento de Prazos
5.2 Índice de Desempenho de Prazos (IDP)
5.3 Curva S
5.4 Prazo Agregado
5.5 Indicador de Criticidade de Projeto (ICP)
6. PMO e o Conjunto de Indicadores de Projetos e de Portfólios
6.1 PMO
6.2 Monitoramento de um mesmo indicador em todos os projetos
6.3 Subindicadores
6.4 Indicadores de Portfólios de Projetos
Apêndice – Indicadores de Processos de Negócios
Referências
Para conhecer o workshop de Indicadores com base nesse livro: conteúdo, duração, estratégia metodológica e workshops/palestras realizados, consulte nosso site específico Indicadores de Projetos. No site há também outros materiais sobre o tema, como artigos e vídeos.