/ livro / Estratégias de Decisão

Estratégias de Decisão

Autor: Fernando Barrichelo
Crayon Editorial, 2017
ISBN: 978-85-921915-0-4
Total de páginas: 269

O estudioso em “Teoria dos Jogos”, Fernando Barrichelo, de forma inovadora apresenta um atualizado trabalho desse ramo da Matemática Aplicada no contexto das Estratégias de Decisão no mundo empresarial.

Com um linguajar fácil e didático, o autor define Teoria do Jogos como sendo “o estudo das tomadas de decisão entre indivíduos quando o resultado pretendido por cada um depende das decisões dos outros”. Nas duas primeiras partes do livro, o autor apresenta a Lógica da Competição e a Lógica da Cooperação. Na Lógica da Competição ilustra com exemplos de jogo correto (Companhias Aéreas Kiwi) e de jogo errado (Sweetener Holland Company). Na Lógica da Competição, resgata com propriedade o Dilema dos Prisioneiros estabelecendo um paralelo com o caso da JC Penney. O autor apresenta outros dilemas de cooperação, como o “dividindo a conta de um restaurante” que faz com que o leitor relembre de algumas curiosas situações com amigos.

Ameaças Críveis, Jogo do Ultimato, Paradoxo do Chantagista, o Leilão do Dólar e Competidores da Mesma Rua compõem a Parte 3 do livro intitulada “Outras Lógicas Interessantes”. Na Parte 4 do livro (Inquietações Finais), o autor faz um sumário dos conceitos abordados e apresenta as “10 grandes lógicas oriundas das Teoria dos Jogos”. Embora muita coisa possa parecer óbvia, a clareza na síntese elaborada pelo autor demonstra o quanto se pode aprender com este livro, por exemplo, a Lógica # 1 explica a diferença entre decisões comuns (resultado depende apenas de quem toma a decisão), enquanto na decisão estratégica, os resultados dependem da combinação das ações dos envolvidos, como num jogo. Outra lógica de destaque é a Lógica #5, quando afirma que a irracionalidade pode fazer parte do jogo, ou seja, um padrão incoerente nas escolhas, mesmo que você não concorde com isso – o ideal, segundo Barrichelo é tentar encontrar um padrão de irracionalidade do adversário.

No livro há seis apêndices qualificados como “Apêndices para mentes curiosas”, seguido de Indicações de Leitura e Referências. No Apêndice 2, as fotos de Barrichelo com John Nash (1928-2015), vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1994 por seus estudos em Teoria dos Jogos, demonstra a intimidade que o autor do livro tem com o tema, tendo participado de palestra e workshop com o matemático norte-americano em 2008 e 2010, respectivamente.

Um livro fácil e gostoso de ser lido, que trará ao leitor (professor, estudante, empresário) profundas reflexões acerca de seu dia a dia nas tomadas de decisões estratégicas.


Notas:

  1. É permitida a reprodução dessa breve resenha, desde que citado o autor e a fonte (Impariamo® Cursos e Consultoria).
  2. Resenha de autoria de Armando Terribili Filho.
  3. Disponível na Amazon: clique aqui

Voltar

Compartilhe no WhatsApp