Metodologia

/ Empresa / Metodologia

Metodologia PCA8 ou “O Jeito Impariamo® de Solucionar”.

A IMPARIAMO® objetivando um amplo processo de capacitação profissional e pessoal reuniu, por meio de seus especialistas de mercado e da área acadêmica, as melhores teorias e práticas para desenvolver uma metodologia específica que visa resultados efetivos para as organizações e desenvolvimento profissional e pessoal para todos.

O cerne da metodologia PCA8 (ou “O Jeito IMPARIAMO® de Solucionar”) é o pragmatismo e a objetividade no processo ensino-aprendizagem, seja em treinamentos presenciais e/ou on-line (em tempo real). A Internet mudou e continua mudando o modo pelo qual as pessoas leem, buscam as informações, aprendem e se relacionam. Essa evolução na forma de viver e aprender é o desafio da metodologia PCA8 (ou “O Jeito IMPARIAMO® de Solucionar”), que possibilita a realização de cursos híbridos, ou seja, mesclando módulos on-line com aulas presenciais, que ocorrem no início do processo, em determinados pontos para avaliar a aprendizagem e ao final. Nesse método, os benefícios são relativos à agilidade na aprendizagem, a flexibilidade e a redução de tempo de locomoção dos participantes.

A metodologia PCA8 (ou “O Jeito IMPARIAMO® de Solucionar”) está baseada em três níveis distintos: a pessoa, a comunicação e a articulação dos pensamentos.

P

Nível: Pessoa

Muitos acreditam que o processo ensino-aprendizagem se limita a transmitir/reter conhecimentos. É um equívoco! Outros, ampliam esta visão e acreditam que aprender também envolve a vivência prática, ou seja, o fazer. Ainda é uma visão míope. A ampliação deste quadro de “aprender a conhecer” e “aprender a fazer”, englobaria o “aprender a conviver” para o desenvolvimento das relações interpessoais e para se atingir o “aprender a ser” – plenitude do ser humano. Esses são os quatro Pilares da Educação conforme o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI preparado para a UNESCO por Jacques Delors et al.

C

Nível: Comunicação 

Cada pessoa aprende de uma maneira particular, alguns preferem os recursos visuais, outros os recursos auditivos, enquanto que há aqueles que precisam vivenciar experiências para aprender. Há também os que aprendem com base na leitura/escrita. São quatro as preferências de aprendizagem, segundo Hyrum W. Smith, Richard L. Godfrey e Gerreld L. Pulsipher. São eles: os visuais, os auditivos, os cinestésicos e os que aprendem com base na leitura/escrita.

A

Nível: Articulação 

É a promoção e o estímulo da articulação dos sete tipos de pensamento, apresentados por Leila Navarro em “Aprenda a pensar…”.

  1. Dedutivo: quando se parte de premissas gerais e aceitas como verdadeiras e chega a uma conclusão sobre um fato específico.
  2. Indutivo: quando se parte de uma situação específica para chegar a conclusões gerais.
  3. Sintético: em que forma um todo a partir da reunião de suas partes.
  4. Analítico: em que se analisa separadamente as partes que formam o todo.
  5. Sistêmico: em que estabelece as relações entre as partes de um todo.
  6. Crítico: por meio do qual questiona os fatos.
  7. Criativo: com o qual produz ideias para desenvolver algo novo ou modificar algo que já existe.

O número 8

O número 8 decorre da potencialização desses três fatores (pessoa, comunicação e articulação dos pensamentos), para a criação, preparação e execução de um curso visando obter uma ampla capacitação profissional dos participantes. Portanto, potencializar esses três fatores: 23 (2 elevada a terceira potência) = 8

O número 8 deitado é o símbolo do infinito! Como o conhecimento…. que é infinito!

Para saber mais sobre o número 8, clique aqui!

Referências:

Nível P – Pessoa
Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. Autores: Jacques Delors e outros

Consulte no nosso site, em Livros Recomendados, clique aqui!

Nível C – Comunicação
As 7 leis da aprendizagem, Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Autores: Hyrum W. Smith, Richard L. Godfrey e Gerreld L. Pusipher

Consulte no nosso site, em Livros Recomendados, clique aqui!

Nível A – Articulação de pensamentos

Superdicas para ensinar a aprender, São Paulo: Saraiva, 2008. Autores: Diversos.

Consulte no nosso site, em Livros Recomendados, clique aqui!

Compartilhe no WhatsApp