Menu

Pilares da Educação

Pilares da Educação

A Educação propicia uma maior compreensão sobre coisas e pessoas, possibilitando que jovens e adultos adquiram conhecimentos gerais e específicos como ferramentas de trabalho em suas vidas pessoais e profissionais.

 

Aprender a conhecer

[...] que cada um aprenda a compreender o mundo que o rodeia, pelo menos, na medida em que isso lhe é necessário para viver dignamente, para desenvolver suas atividades profissionais, para comunicar. (grifo nosso) 

 

Aprender a fazer

Aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis. Mas, a segunda aprendizagem está mais estreitamente ligada à questão da formação profissional [...] (grifo nosso)  

 

Aprender a conviver (aprender a viver juntos, a viver com os outros)

A participação em projetos comuns pode dar origem à aprendizagem de métodos de resolução de conflitos e constituir uma referência [...] 

 

Aprender a ser

Todo ser humano deve ser preparado [...] para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para elaborar seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir como agir em diferentes circunstâncias da vida. 

 

A educação é antes de mais nada uma viagem interior, cujas etapas correspondem à maturação contínua da personalidade. Na hipótese de uma experiência profissional de sucesso, a educação como meio para tal realização, é ao mesmo tempo, um processo individualizado e uma construção social interativa. (grifo nosso) 

 

Todos os textos foram extraídos do Capítulo 4  do livro "Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI". 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

  

voltar ao topo

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos