Menu

As 7 leis da aprendizagem

Autores: Richard L. Godfrey, Hyrum W. Smith e Gerreld L. Pulsipher
Elsevier/Campus (Rio de Janeiro), 2011
ISBN: 978-85-352-38631-1
Total de páginas: 185 

 

O livro lançado pela Editora Elsevier “As 7 leis da aprendizagem” de autoria de Godfrey, Smith e Pulsipher, aborda os quatro tipos distintos de aprendizado: visual, auditivo, leitura/escrita e o cinestésico. Os autores destacam que cada um de nós tem uma forma preferencial de aprender. Os visuais aprendem pela visão, ou seja, têm maior familiaridade com imagens, fotos, diagramas e gráficos; já, os auditivos aprendem pela audição, tendo como principais ferramentas de apoio, as explanações verbais, as discussões, as gravações em áudio e vídeo, os brainstormings e os debates que os sucedem. As pessoas que aprendem pela leitura/escrita gostam dos textos, documentos, registros, anotações, e em geral, não gostam de muita conversa, necessitando de tempo para ler. Finalmente, os cinestésicos são aqueles que aprendem pela vivência física, pela experimentação, pela ação.

Leia mais ...

Educação um tesouro a descobrir

Autores: Jacques Delors e outros
Cortez (São Paulo), 2011
ISBN: 978-85-249-0673-1
Total de páginas: 288 
 

 

O livro "Educação um tesouro a descobrir" com subtítulo "Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI" (7a. edição, 2012) foi lançado em língua portuguesa pela Editora Cortez de Porto Alegre em parceria com UNESCO e MEC (Ministério da Educação), tendo como autor da edição brasileira, o Prof. Paulo Renato Souza, ministro de estado à época. O título original é "Learning: the treasure within" (1996). São 15 autores, com destaque para Jacques Delors. O livro é dividido em três partes: a primeira intitulada "Horizontes"; a segunda, "Princípios", e finalmente, a terceira "Orientações". Na segunda parte do livro são apresentados os Pilares da Educação.

Leia mais ...

Superdicas para Ensinar a Aprender

Autores: diversos
Saraiva (São Paulo), 2008
ISBN: 978-85-02-07578-8
Total de páginas: 160

 

O livro "Superdicas para Ensinar a Aprender" é um lançamento da Editora Saraiva (São Paulo: 2008). Livro que apresenta textos de 15 profissionais de mercado que são referências em sua área de atuação: Carlos Alberto Júlio, Cesar Romão, César Souza, Clóvis Tavares, Daniel Godri, Dulce Magalhães, Eugenio Mussak, Içami Tiba, Leila Navarro, Luiz Marins, Marco Aurélio Ferreira Viana, Max Gehringer, Professor Gretz, Reinaldo Polito e Waldez Luiz Ludwig. Dos cinco textos de Leila Navarro, destaca-se o "Aprenda a pensar..." quando são apresentados os sete tipos de pensamentos: dedutivo, indutivo, analítico, sintético, sistêmico, crítico e criativo.

Ensino superior noturno: problemas, perspectivas e propostas

Fundepe (Maríllia), 2009
ISBN: 978-85-98176-23-9
Total de páginas: 132

 

Livro que discute os problemas do dia a dia do estudante-trabalhador brasileiro que conta com inúmeras dificuldades: trânsito urbano, transporte público, CLT omissa e violência social. Com base em pesquisa realizada com 340 estudantes da capital paulista e de cidades do interior do Estado de São Paulo, identifica-se que o ensino noturno torna-se um importante instrumento de inclusão social, todavia, há que se discutir as condições adversas do entorno oferecido ao estudante e a qualidade do ensino, no que tange ao projeto pedagógico dos cursos noturnos e a formação de professores.

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos