Menu

Zito: comando e liderança dentro e fora do campo

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

Uma das vantagens em ser um Baby Bommer (nascidos entre 1946-1964) é ter vivenciado a era da maior banda de todos os tempos: os Beatles. Os brasileiros que tiveram a oportunidade de participar dos agitados anos 60 lembram-se das seleções nacionais de futebol e de basquete, ambas bicampeãs mundiais. Naquele período, a ligação da população brasileira com a seleção de futebol era imensa, um vínculo que praticamente transformava os dias de jogos da seleção canarinho em feriados nacionais.

Leia mais ...

O binômio de sucesso no desenvolvimento da liderança: reflexão e ação

Por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

A liderança é indiscutivelmente uma das maiores carências nas organizações, não somente quando se fala em Gerenciamento de Projetos, mas em todas as áreas. Especificamente, em Gerenciamento de Projetos, isto se torna muito sensível, pois as demandas são imensas no desenvolvimento, direcionamento e gestão da equipe, no relacionamento com os patrocinadores dos projetos, nas negociações com fornecedores, enfim, em saber comandar, orientar, estimular, cobrar, valorizar, e sobretudo, obter os resultados do projeto e ao mesmo tempo manter a equipe unida e com bom nível de realização pessoal e profissional.

Leia mais ...

Gerenciar ou liderar projetos?

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

São termos usuais no dia a dia das organizações: “gerenciar um projeto” e “liderar um projeto”. Passando ao largo da intenção de se discutir semântica, pode-se debater uma real carência nas empresas nos dias de hoje: liderança! É evidente que se “gerencia um projeto” por meio de técnicas e ferramentas específicas para este fim. Os cursos desta área de conhecimento (Gerenciamento de Projetos), incluindo os de nível de pós-graduação, evidenciam a importância de uma efetiva gestão de escopo de um projeto, da qualidade, dos custos, prazos, das partes interessadas e de outras importantes dimensões relacionadas a um projeto. 

Leia mais ...

A cultura organizacional e o gerenciamento profissional de projetos

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

No mundo empresarial e acadêmico, ouve-se em reuniões e conversas informais nos corredores, que a grande vilã pela estagnação da organização é a “cultura”. Esse termo parece imobilizar a todos, como se fosse um veredito final e inibidor de toda e qualquer tentativa de inovação, de mudança de processos, de progresso, de evolução. Todos já ouviram as afirmativas: “É assim mesmo! É a cultura da organização, não mexa nisso!”.

Leia mais ...

Liderança, liderança, liderança. Afinal, o que é isso?

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

Os resultados do Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2009, organizado pelos chapters existentes no país do Project Management Institute (PMI), realizado com 300 organizações das áreas pública e privada, apontou como habilidade mais valorizada em um Gerente de Projeto, a “liderança” que foi mencionada por 50% das organizações participantes da pesquisa. Tanto se tem falado de liderança, mas afinal, o que é liderança? É algo genético? É algo que pode ser aprendido e desenvolvido?

Leia mais ...

A arte de motivar profissionais em projetos

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Já é de conhecimento disseminado pelas práticas do PMI (Project Management Institute) que há várias disciplinas relacionadas ao Gerenciamento de Projetos. Embora não haja uma priorização das disciplinas, é notória a integração e o estreito relacionamento entre elas. Para alguns especialistas, o gerenciamento do escopo é o elemento fundamental do projeto, pois define sua abrangência, seus limites, os “entregáveis”. Para outros, o gerenciamento do tempo e o gerenciamento dos custos devem ser conduzidos com cuidado máximo, sob pena de comprometer prazos e orçamentos. 

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos