Menu

Escopo de projeto para criação de um Plano de Negócios

Artigo científico que tem por objetivo apresentar a composição de um Plano de Negócios por meio da EAP (Estrutura Analítica de Projetos) utilizando o padrão do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) e discutir se a criação de um Plano de Negócios aumentaria a probabilidade de sucesso de uma nova empresa, considerando-se que no Brasil, 27% das empresas criadas encerrem suas atividades no primeiro ano de existência, e 58% delas até o final do quinto ano. 

Artigo escrito por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO e publicado na Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN) da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Jan./Abr. 2014 - volume 7, número 1 - p. 19-55.

Leia mais ...

Gerenciamento de escopo em projetos: braço de ferro ou flexibilização?

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

O termo “escopo” de um projeto é por vezes confundido com “esboço”. Isto é um equívoco, pois “escopo” representa a soma dos entregáveis em um projeto (produtos, serviços e resultados). Desta forma, o melhor sinônimo para “escopo” seria “abrangência”, determinando os limites, as fronteiras de um projeto. Das raríssimas publicações nacionais que tratam deste tema, deve-se destacar o livro do Prof. Carlos Magno da Silva Xavier, intitulado “Gerenciamento de Projetos: como definir e controlar o escopo do projeto”, da Editora Saraiva, 2009.

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos