Menu

Como lidar com os stakeholders favoráveis e os contrários ao projeto?

Este texto é resposta à pergunta formulada por profissional de Vila Velha (ES) ao PMI-ES (seção "Pergunte ao Especialista"). Por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

Pergunta: Gostaria de dicas para lidar com stakeholders. Tenho alguns stakeholders que influenciam em muito meus projetos, seja positiva ou negativamente. Em meus projetos, os stakeholders podem ser uma pessoa ou um grupo de pessoas. Vocês têm alguma boa prática para lidar com "bons" stakeholders e com stakeholders "ruins"? 

Leia mais ...

Comunicação: ouvir, entender e falar

por Fatima Patz da Konversacio

 

Quantas vezes estamos em uma reunião com várias pessoas, cada uma falando de um assunto, cada uma falando de um tema. Maria pergunta uma coisa, João responde de um jeito, Pedro responde de outro. José acha que entendeu – pela introdução - o que Carlos vai falar, nem espera ele terminar sua explicação e já diz que não concorda. Após cinco minutos que o assunto encerrou, alguém pergunta sobre o que foi discutido como se fosse a primeira vez que se tocasse no assunto. 

Leia mais ...

Comunicação Visual em Projetos

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Conforme o recente livro lançado pela Editora Elsevier “As 7 leis da aprendizagem” de autoria de Godfrey, Smith e Pulsipher, há quatro tipos distintos de aprendizado: visual, auditivo, leitura/escrita e cinestésico. Os autores destacam que cada pessoa tem uma forma preferencial de aprender. Os visuais aprendem pela visão, ou seja, têm maior familiaridade com imagens, fotos, diagramas e gráficos; já, os auditivos aprendem pela audição, tendo como principais ferramentas de apoio, as explanações verbais, as discussões, as gravações em áudio e vídeo, os brainstormings e os debates que os sucedem.

Leia mais ...

Comunicação é causa de problemas em projetos

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

O Project Management Institute (PMI) no Brasil, através dos seus 13 chapters, organizam anualmente um benchmarking, a fim de compreender a situação da área de Gerenciamento de Projetos no país, como: aplicação de metodologias, principais ferramentas utilizadas, principais áreas de problemas, causa dos problemas, treinamento, investimento em certificações, etc. O Benchmarking realizado em 2009 (Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil), recentemente publicado, do qual participaram 300 empresas, apontou que o item “problemas de comunicação” lidera a lista de problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos nas organizações com 76%, ou seja, de cada quatro empresas, três apresentam problemas de comunicação em seus projetos.

Leia mais ...

Projetos: as reuniões são realmente necessárias?

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

Indiscutivelmente, a resposta é afirmativa. Em primeiro lugar, deve-se distinguir os diversos tipos de reuniões possíveis no transcurso de um projeto: a reunião inicial (também chamada de kick-off do projeto, que representa o “pontapé inicial”), as reuniões de progresso ou avanço, as reuniões executivas e as reuniões de encerramento de fase ou a de encerramento geral do projeto.

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos