Menu

Propriedade intelectual: a ética que se fala e a ética que se vive

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

 

É de conhecimento disseminado que nosso país está mergulhado em uma crise moral, caracterizada por escândalos de corrupção divulgados pela mídia. A indignação da população é generalizada, porém, a impunidade permeia nossa sociedade. Os valores de integridade e honestidade que nos foram transmitidos por nossos pais e avós parecem estar obsoletos, prevalecendo o “levar vantagem”, a perversa Lei de Gerson (esclarecimento para os jovens da geração Y: o termo “Lei de Gerson” é da década de 1970, decorrente de publicidade do jogador da seleção brasileira de futebol Gerson que afirmava que escolhia a marca de cigarros Vila Rica para levar vantagem em tudo).

Leia mais ...

Ética digital: condição necessária para a criação de uma sociedade justa e livre

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

Nos últimos dez anos, assistimos a frequentes lançamentos de inovações tecnológicas, com destaque para os smartphones, netbooks, câmeras digitais, tablets, e-readers e similares. Os novos produtos (que vêm se tornando cada vez menores, mais leves, portáteis e com baterias de longa duração) trazem consigo inúmeras funcionalidades de telefonia móvel, som, imagem e acesso à Internet, propiciando que a decantada “convergência digital” (reunião de facilidades em um único equipamento) se materialize antes do que muitos otimistas julgavam ser possível.

Leia mais ...

Assédio moral e assédio sexual em projetos

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Como docente, tenho notado que os temas Assédio Moral e Assédio Sexual não se fazem presentes em boa parte dos livros de Administração que são utilizados em cursos de graduação. Neles, o lugar comum é falar de liderança, motivação, inovação, competitividade, qualidade, estratégia, geração de profissionais e outros que permeiam o ambiente das organizações na atualidade. Todavia, quando se pensa em temas mais polêmicos como: assédio moral, assédio sexual, suborno, corrupção, favorecimentos e benefícios pessoais, as páginas dos livros se escasseiam, tornam-se raras; afinal, deve-se estudar o mundo perfeito das organizações!

Leia mais ...

A ética e o gerenciamento de projetos

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

O PMBOK - Project Management Body of Knowledge é o conjunto de melhores práticas em Gerenciamento de Projetos que é publicado pelo PMI – Project Management Institute. Muita gente acredita que “Código de Ética e de Conduta Profissional” seja uma das disciplinas do PMBOK. Estão enganados, pois não é! As nove disciplinas contidas no PMBOK são: gerenciamento do escopo, de riscos, de custos, da comunicação, dos recursos humanos, do tempo, da qualidade, de aquisições e gerenciamento da integração.

Leia mais ...

Inclusão e conscientização digital

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

A palavra “digital” se transformou, com o uso extensivo do computador no cotidiano da vida moderna, em um adjetivo popular para qualificar substantivos: “certificação digital”, “segurança digital”, “crime digital”, “inclusão digital”, entre outros. O que se pode perceber é que o mundo digital deixou de ser exclusivamente virtual e passou a ser integrante de nossa realidade.

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos