Menu

Escopo de projeto para criação de um Plano de Negócios

Artigo científico que tem por objetivo apresentar a composição de um Plano de Negócios por meio da EAP (Estrutura Analítica de Projetos) utilizando o padrão do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) e discutir se a criação de um Plano de Negócios aumentaria a probabilidade de sucesso de uma nova empresa, considerando-se que no Brasil, 27% das empresas criadas encerrem suas atividades no primeiro ano de existência, e 58% delas até o final do quinto ano. 

Artigo escrito por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO e publicado na Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN) da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Jan./Abr. 2014 - volume 7, número 1 - p. 19-55.

Leia mais ...

Resenha do livro "Il business plan di sucesso: Guida pratica per start-up e imprese vincenti"

Quando se fala em Business Plan ou Plano de Negócios, a primeira associação que se faz é com autores e universidades norte-americanas. Entretanto, há publicações em idiomas não muito convencionais para brasileiros que merecem destaque. É o caso do livro Il Bussiness Plan di successo: guida pratica per start-up e imprese vincenti (O Plano de Negócios de sucesso: guia prático para start-ups e empresas vencedoras) lançado em 2012 pela Editora Maggioli de Santarcangelo di Rogamana, Rimini, Itália. 

Leia mais ...

Plano de Negócios: um caminho de 8 passos para transformar uma boa ideia em realidade

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

A indagação se um Plano de Negócios é um Projeto ou Operações é relativamente comum por parte de estudantes de graduação, pós-graduação e alunos do curso de extensão em Novos Negócios. A dúvida é pertinente, pois há características em comum em um Projeto e Operações: em primeiro lugar, ambos são executados por pessoas, exigindo atividades de planejamento, controle e monitoração; e em segundo lugar, ambos têm recursos escassos, sejam materiais, logísticos, financeiros e humanos.

Leia mais ...

TCCs empreendedores e as dificuldades em viabilizá-los

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Nos últimos sete anos de atuação como docente, tenho orientado Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – uma experiência vibrante e enriquecedora nas áreas de Administração de Empresas e Tecnologia da Informação. Realizar a orientação de um TCC exige do orientador, além de conhecimento do tema, dedicação, empenho, vontade de pesquisar, habilidade para estimular e incentivar os orientandos no desenvolvimento de um trabalho de qualidade.

Leia mais ...

Home office e a pesquisa acadêmica

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Sempre ouvimos que há um distanciamento entre o mundo corporativo e a área acadêmica no país. Razões não faltam para tal afirmação, iniciando-se em aspectos históricos e culminando em questões de ideologias político-econômicas; entretanto, não é esta a discussão proposta neste artigo. Atuando há anos em ambos os universos - empresarial e acadêmico - vivenciei uma experiência ímpar neste último ano, que gostaria de registrar.

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos